Qualidade única, uma série de prémios internacionais, bom preço e marketing apropriado resultaram que a exportação dos vinhos portugueses tem aumentado nos últimos cinco anos.
Katalin Muharay, autora do artigo, enumera os principais prémios internacionais conquistados pelos vinhos portugueses no ano de 2014 (p.ex. Dow's Vintage Port 2011, o melhor vinho de 2014 para a Wine Spectator; Quinta da Aveleda Vinho Verde 2013 no 1° lugar da Wine Enthusaist; Campolargo 2011, prémio do melhor vinho branco no International Wine Challenge, etc.).
Frederico Falcão, Presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, entrevistado pelo HVG, destaca a excelente relação preço-qualidade e referiu-se também à diversidade de castas existentes (343) em Portugal. Para aumentar a exportação, foi necessário desenvolver estratégias de marketing, introduzir e divulgar a marca „Wines of Portugal".
Vasco d'Avillez, Presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa fala sobre o sucesso do vinho "Quinta das Setencostas 2010"que foi eleito o vinho do ano 2014 na Finlândia.
Charles Symington, produtor do Vintage Dow's salienta que foi necessário um investimento enorme para prodzir o melhor vinho do mundo e exigiu muitos esforços encontrar um bom revendedor que tem também contactos com revistas do setor. Destaca a importância das novas gerações, novas ideias e novas tecnologias.
Em relação à Hungria , apesar dos valores ainda modestos, o ano de 2014 parece ser um ano de sucesso para os vinhos portugueses. Segundo estatísticas da KSH - Hungarian Central Statistical Office, entre Janeiro e Novembro de 2013 a Hungria importou de Portugal vinhos num valor de 99 mil euros e no período homólogo do ano 2014 num valor de 244 mil euros.
É de referir ainda que começou ontem, numa organização conjunta do Centro de Língua Portuguesa (Camões, I.P.), o Departamento de Português da Universidade ELTE de Budapeste e a AICEP Portugal Global uma série de sessões dedicadas a Portugal, com o título „Pelos Caminhos de Portugal: História, Cultura e Sabores".
Levando em conta que a primeira sessão foi dedicada a Lisboa (arte de rua e design; a cidade de Fernando Pessoa), o evento acabou com prova de vinhos da região de Lisboa e degustação de pastéis de nata. O evento contou com mais de 90 pessoas. Joaquim Pimpão, Diretor da AICEP em Budapeste esteve presente e fez apresentação de abertura.
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