Palmela, o primeiro município a ostentar o título de Cidade Europeia do Vinho, em 2012, celebrou, no dia 22 de fevereiro, um Protocolo de Cooperação com as cidades que lhe sucederam: Marsala (Itália - 2013), Jerez de la Frontera (Espanha - 2014) e Reguengos de Monsaraz (Portugal - 2015). Este acordo integra, também, a RECEVIN, Rede Europeia de Cidades do Vinho, que dinamizará a cooperação entre estas e as futuras Cidades Europeias do Vinho.
A cerimónia de assinatura do documento decorreu em Reguengos e contou com as presenças dos Presidentes das Câmaras Municipais de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, e de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, do Comissário extraordinário de Marsala, Giovanni Bologna, do Delegado de Turismo, Cultura e Festas do Ayuntamiento de Jerez de la Frontera, Antonio Real Granados, e do Presidente da RECEVIN, Pietro Ladanza.
A promoção de intercâmbios institucionais e de experiências e boas práticas na área do enoturismo, o desenvolvimento de projetos para acesso a financiamento que contribua para a melhoria da competitividade e atratividade, o incremento de iniciativas que divulguem os parceiros enquanto destinos enoturísticos, a organização de eventos culturais e outros, associados à cultura do vinho, e a partilha de informação e ações de marketing enoturístico, são os principais eixos de cooperação previstos no convénio.
Válido por dois anos, o protocolo pretende capitalizar a notoriedade obtida através do título "Cidade Europeia do Vinho", com vista à concretização de uma estratégia comum de promoção económica e turística, considerando a importância do vinho no desenvolvimento sustentável dos territórios e a sua influência transversal na paisagem, na economia, no património, na gastronomia e, de forma geral, nas comunidades que lhe dão rosto.
Fonte: Rostos.pt
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30