Início\ Informação \ Notícias
Visita de quatro compradores e dois jornalistas polacos à ESSÊNCIA do VINHO no PORTO
Visita a Portugal de quatro importadores e dois jornalistas polacos do setor dos vinhos que incluiu a participação no evento Essência do Vinho, no Palácio da Bolsa, no Porto, com a participação de 363 produtores portugueses.

Nos passados dias 25, 26 e 27 de fevereiro, no âmbito do Prémio + Diplomacia Económica atribuído à Embaixada de Portugal em Varsóvia, a Delegação local da AICEP em articulação com a Fileira dos Produtos Agroalimentares e Vinhos, Direção das PME da Agência, e o apoio da Essência do Vinho (EV) organizaram uma visita a Portugal de quatro importadores e dois jornalistas polacos do setor dos vinhos. Referida visita incluiu a participação no evento Essência do Vinho, que se realizou no Palácio da Bolsa, no Porto, e que na presente edição contou com a participação de 363 produtores portugueses.

Os importadores, com grande enfoque no setor horeca e premium, e os opinion leaders polacos do setor tiveram a oportunidade de estabelecer bastantes contactos com os produtores nacionais durante os dois dias da mostra de vinhos portugueses, assim como visitar algumas caves e adegas portuguesas e ficando assim a conhecer mais sobre a história e toda a envolvente na produção e comércio de vinhos na região.  

Além disso, tanto os jornalistas como os importadores polacos participaram como júris na Grande Prova "TOP 10 - Portuguese Wines" que decorreu no salão Árabe do Palácio da Bolsa, bem como numa prova de vinhos do Porto promovida pelo Presidente do IVDP, Manuel de Novaes Cabral. Deu-se lugar ainda a um evento de apresentação de vinhos da Madeira e Alentejo, que contou com a presença da Embaixadora de Portugal em Varsóvia, Maria Amélia Paiva,  a Presidente da Direção da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVR Alentejana), Dora Simões, a Presidente do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM), Paula Cabaço e do Presidente da Associação Comercial do Porto (ACP), Nuno Botelho.

No último dia, a referir um almoço, que teve lugar na Feitoria Inglesa, com a presença do Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, o Administrador da AICEP, Pedro Ortigão Correia, as Presidentes da CVR Alentejana e IVBAM e o Presidente da ACP, que permitiu aos convidados da EV e à comitiva polaca perceberem a tradição e história do vinho do Porto na região. A visita terminou com a cerimónia da entrega de prémios aos vinhos portugueses a concurso na EV, que se realizou nas novas instalações da Symington, nas Caves Graham´s.