Início\ Informação \ Notícias
Consumo de espumante continua a aumentar no mundo
Os dados são da Organização Internacional da Vinha e do Vinho e não deixam margem para dúvidas: a tendência de crescimento do consumo mundial de espumantes é cada vez mais evidente.

Ao longo dos últimos dez anos, a procura cresceu 30 por cento (para 17,6 milhões de hectolitros em 2013) e os principais produtores vigiam-se de perto, num subsector em mutação acelerada.

A França continua a liderar o ranking mundial de produção, avança o diário espanhol "El Mundo", mas a sua importância relativa no cenário global está a diminuir e o primeiro lugar apresenta-se mesmo sob ameaça da Itália (18 por cento), enquanto a Alemanha (15%) vem a seguir. Rússia e Espanha repartem o quarto lugar.

Apesar de os quatro gigantes europeus do sector (França, Itália, Alemanha e França) serem ainda responsáveis por quase dois terços da produção mundial (63%), a verdade é que a sua importância diminuiu consideravelmente (representavam 74% em 2003) e há a registar verdadeiras explosões de produção em vários países no decorrer do último decénio: 25% nos EUA, 29% na Austrália, 100% na Rússia, 200% na Argentina. Números impressionantes, mas superados pelo campeão do crescimento, o Brasil, onde em 2013 se produziu 248 por cento mais espumante do quem 2003.

 

Fonte: Revista de Vinhos