Início\ Informação \ Notícias
Bruxelas publica novas regras para plantações de vinhas
Foi hoje publicado no Jornal Oficial o regime que permite o alargamento da área de vinha plantada. A publicação das novas regras coincide com a visita do comissário europeu da Agricultura a Portugal.

A Comissão Europeia publicou nesta quinta-feira, 9 de Abril, as alterações acordadas na União Europeia ao regime de autorizações para a plantação de vinhas, que permitem uma expansão anualmente limitada a 1% do domínio vitivinícola existente. Tal como acordado na reforma da Política Agrícola Comum de 2013, o novo regime será aplicável a partir de 1 de Janeiro de 2016, substituindo o regime transitório de direitos de plantação.

A publicação das novas regras coincide com a visita do comissário europeu da Agricultura a Portugal. Phil Hogan encontrou-se com Assunção Cristas antes de partir para Oeiras, onde visitará o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e se encontrará com organizações de agricultores. Ao fim da tarde, o comissário estará na Assembleia da República onde se reunirá com os membros da Comissão da Agricultura e da Comissão dos Assuntos Europeus.

Amanhã, o irlandês visitará, em Torres Vedras, a CAMPOTEC, Organização de vanguarda de Produtores no sector hortofrutícola nacional, nomeadamente de Pera Rocha, e a Quinta de Chocapalha, em Alenquer, produtor vinícola e promotor de enoturismo.

 

 Fonte: Jornal de Negócios