Início\ Informação \ Notícias
Portugal recebe dois prémios especiais em concurso francês
Monsaraz Reserva tinto 2012, da CARMIM, e Feuerheerd´s Colheita 1975 (da Barão de Vilar Vinhos) foram as duas grandes estrelas portuguesas no concurso Challenge International du Vin, que decorreu em Bourg, França (próximo de Bordéus) entre 10 e 11 de Abril.

Estes vinhos ganharam, respectivamente, o Prémios Especial para Vinho Tinto Estrangeiro e Prémio Especial para Vinhos Licorosos. Isto parece indicar que foram os vinhos que, em cada categoria, maior pontuação conseguiram. O feito do Monsaraz é especialmente notável porque enfrentou uma muito maior concorrência: a categoria de tintos contou com 2.733 vinhos (embora neste valor estejam os tintos franceses, não elegíveis, claro, na categoria); a categoria de vinhos doces e licorosos teve apenas 62 concorrentes. Por outro lado, este Monsaraz (colheita de 2011) custa menos de 6 euros na loja on-line do produtor.

Ambos os vinhos conseguiram ainda Medalha de Ouro, duas das 40 que foram atribuídas a vinhos portugueses. De resto, os vinhos portugueses levaram ainda 52 Medalhas de Prata e 59 de Bronze. Pode consultar todos os resultados no site do concurso.

Destaque ainda para os produtores Sogrape e Barão de Vilar, que conseguiram 6 e 4 medalhas de ouro, respectivamente.

Neste concurso entraram cerca de 4.220 vinhos de todo o mundo (34 países), que foram avaliados por um conjunto de 736 provadores, agrupados em painéis de 4 pessoas. Entre os jurados estiveram enólogos, comerciais do vinho, produtores e enófilos, vindo de 24 países diferentes. Portugal foi um dos seis países que mais vinho enviou.

No final das contas, a organização atribuiu cerca de 1.300 medalhas, entre Ouro, Prata e Bronze (o regulamento só permite um máximo de 33% de prémios). A par destes, foram ainda atribuídos 18 Prémios Especiais, a maioria dos quais fora do âmbito dos vinhos portugueses.

 

Fonte: Revista de Vinhos