Início\ NewsLetter \ Newsletter n.º 29 - fevereiro / abril 2015
07. OIV - Visita do DG da OIV a Portugal

N.º 29 >> fevereiro / abril 2015
O Essencial sobre o Setor Vitivinícola

 

07. OIV - Visita do DG da OIV a Portugal

No dia 25 de março o Diretor Geral da OIV, acompanhado pelo Presidente do IVV e com a colaboração da CVR Lisboa, visitou a região de COLARES, designadamente as vinhas tradicionais em "chão de areia", bem como a Adega Regional de Colares onde provou alguns vinhos desta DOP.

De tarde, na sede do IVV, I.P. reuniu com o Conselho Técnico e Científico da CNOIV, que na ocasião juntou não só os atuais coordenadores dos grupos de peritos da CNOIV (eleitos para o triénio 2015-2017), como alguns dos que recentemente cessaram funções.

Foi feita uma breve apresentação da CNOIV, da sua natureza e constituição, designadamente da sua abertura não só à comunidade científica, mas também às empresas do setor e de atividades conexas, para além do setor público, tendo sido ainda explicado o seu funcionamento, tendo o DG da OIV considerado bastante interessante e coesa esta forma de organização.

Seguiu-se depois um período de discussão aberta, no decurso do qual os presentes abordaram algumas questões consideradas de interesse: a sustentabilidade do setor vitivinícola e as alterações climáticas, com enfoque na necessidade de uma visão mais transversal da importância da água e na necessidade da redução de pesticidas; foram ainda afloradas, a importância da subericultura para Portugal (atividade de grande interesse para o setor do vinho, associada às características específicas dessa floresta, designadamente em termos da captação de CO2), a inter-relação entre a biodiversidade e a nutrição e saúde, as questões de rotulagem e algumas barreiras comerciais, designadamente os "private standards", entre outras.

O DG reuniu ainda com o Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, o qual lembrou a importância que seu país como membro fundador da OIV, tendo confirmado também o seu desejo de manter uma forte presença e participação de especialistas portugueses nos vários grupos de trabalho.

No dia 26 de março, acompanhado pelos membros do CD, visitou a PORVID, em Pegões, onde lhe foi dado a conhecer a metodologia desenvolvida em Portugal relativamente à seleção clonal de videiras.

Já no Alentejo, e com o apoio da CVRA, visitou a Herdade do Esporão, onde para além da viticultura e enologia, pode apreciar outras atividades ali desenvolvidas, com forte cunho de sustentabilidade, designadamente as associadas à gastronomia e enoturismo.

Posteriormente visitou a Adega Cooperativa de Reguengos de Monsaraz (ACRM) bem como Reguengos de Monsaraz, recentemente foi eleita Cidade Europeia do Vinho 2015.

No regresso a Lisboa, teve ainda oportunidade de falar com os responsáveis de algumas empresas do setor vitivinícola para melhor conhecer o setor vitivinícola nacional.

Regressou depois a Paris, na manhã do dia 27 de março.