Início\ Informação \ Notícias
85 especialistas avaliam mais de mil vinhos portugueses no Cnema
85 especialistas, 25 dos quais estrangeiros, estão estas terça e quarta-feira, 12 e 13 de maio, a avaliar mais de mil vinhos portugueses no Centro Nacional de Exposições, em Santarém,

A iniciativa, da responsabilidade da ViniPortugal, pretende dar visibilidade aos vinhos portugueses nos principais mercados de exportação. Ao todo, serão avaliados, em prova cega, mais de 1.150 vinhos produzidos em Portugal com Denominação de Origem (DOP) ou Indicação Geográfica (IGP), vinhos espumantes, vinhos licorosos e vinhos de casta e/ou ano de colheita.

Este ano a organização foi mais seletiva nos convites aos especialistas internacionais e convidou enólogos nacionais a juntarem-se aos críticos de vinhos e aos escanções, para trocarem experiências e conhecimentos com os convidados estrangeiros.

Ao grande júri cabe a eleição dos Grande Ouros, tomando como amostra os ouros selecionados pelos jurados, nas primeiras sessões. O júri das primeiras sessões é constituído por 22 especialistas internacionais provenientes de oito países - um alemão, quatro brasileiros, cinco britânicos, três canadianos, um japonês, quatro norte-americanos, dois polacos e um suíço - e 60 portugueses.

Cada vinho é apreciado em prova cega por um júri composto por cinco a sete membros (dos quais pelo menos dois são estrangeiros), sendo os presidentes de cada júri nomeados pela direção do concurso.

 

Fonte: Rede Regional