Início\ Informação \ Notícias
Porto e Douro em França numa montra para o mundo
De 14 a 18 de junho, os vinhos do Porto e do Douro vão estar à prova numa das mais emblemáticas regiões vinícolas do mundo: Bordéus.

Num espaço de 90 mil m2, serão apresentados vinhos de todo o mundo, fazendo assim acontecer a Vinexpo, considerada uma das principais mostras internacionais e que decorreu pela primeira vez em 1981.

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto I.P. (IVDP) vai marcar presença num stand com mais de 250m2, reunindo 29 empresas e produtores durienses e apresentado um conjunto diversificado de provas e seminários.

Em 2014, as expedições de vinhos da Região Demarcada do Douro para França representaram mais de 73 por cento do valor total das expedições de vinhos portugueses para esse mercado, que é o principal mercado de vinho do Porto, desde 1963.

"Esta é uma feira que atrai visitantes de todo o mundo, sobretudo especialistas e distribuidores. Por isso, para além de estarmos a reforçar e a sustentar a nossa presença em França, que é desde 1963 o principal mercado de Vinho do Porto, estamos a potenciar oportunidades noutros mercados", explica o presidente do IVDP, Manuel de Novaes Cabral.

Porto e chocolate: Um duo fantástico; Porto, Douro e Queijo: Uma explosão de sabores; Porto, Douro e Pastelaria Fina: Simplesmente Gourmet são os temas dos seminários harmonizados promovidos pelo IVDP em parceria com os produtores. Assim, de 15 a 17 de junho às 11:30 e às 14h30, estará em destaque a versatilidade e modernidade dos vinhos do Porto e do Douro.

Descobrir aromas, sabores e possibilidades de harmonizações pela mão de grandes especialistas será o desafio colocado aos visitantes. Manuel Lima Ferreira, Chefe da Câmara de Provadores, Stéphane Profit, Sommelier, Arnaud Marquet, Chocolatier e Patissier, Jean D'Alos, Maître Fromagier e Meilleur Ouvrier de France conduzirão estes seminários.

As provas e encontros dos visitantes com os produtores decorrerão diariamente.