Início\ Informação \ Notícias
Vinhos do Algarve distinguidos por escanções no dia em que se dão a conhecer aos jornalistas
Pouco conhecidos fora da região, os novos vinhos do Algarve foram avaliados pelos escanções e saíram bem pontuados, mostrando terem potencial para surpreender já este verão. Leves, frescos e jovens, são as grandes apostas de quintas algarvias renovadas e cheias de ambição.

"Os produtores e os vinhos do Algarve estão no bom caminho, pretendendo a região afirmar-se pela qualidade e especificidade dos seus vinhos". Foi deste modo que Carlos Gracias, presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA) descreveu os vinhos da região mais meridional de Portugal que estiveram no passado dia 25, à prova no "VIII Concurso de Vinhos do Algarve", que decorreu no Convento de S. José, em Lagoa.

Segundo o representante de mais de 30 agentes económicos ligados ao setor dos vinhos, "foram atingidos todos os objetivos definidos, tendo participado no concurso mais de 70% das adegas e produtores da região", sublinhando ainda o responsável que, a concurso, estiveram "perto de 80 referências de vinhos regionais".

O presidente da CVA replicou a opinião escutada a alguns dos escanções presentes no júri deste concurso que terão afirmado terem "surgido algumas surpresas nos vinhos à prova", tendo mesmo alguns destes néctares obtido "avaliações na ordem dos 90 pontos".

Assim, a grande medalha de ouro, com o título de "Melhor Vinho do Algarve" foi atribuído ao tinto de 2011 Marquês dos Vales Grace, Touriga Nacional, da Quinta dos Vales; as medalhas de ouro foram conquistadas pelo Quinta de Ferrel Reserva DO Lagos Tinto 2013, da Sociedade Agrícola Herdade dos Seromenhos; pelo Quinta do Francês Branco 2013, de Patrick Agostini e pelo Porches Tinto 2013, da ÚNICA - Adega Cooperativa do Algarve.

Deste concurso saíram ainda medalhados com prata cerca de sete vinhos representativos de toda a região, tais como o Euphoria Tinto 2013, do Convento do Paraíso; o Vida Nova Rosé 2014, da Adega do Cantor; o Tapada da Torre Reserva Branco 2014, da Quinta do Morgado da Torre; o Dialog Tinto 2011, da Quinta dos Vales; o Monte do Além Tinto 2011, de Vinciane Nieuwenhuys; JAAP Touriga Nacional Tinto 2013, de Jacobus Johannes Honekamp; e Lagoa Reserva Tinto 2013, da ÚNICA - Adega Cooperativa do Algarve.

As medalhas de bronze foram atribuídas pelo júri composto por vários escanções nacionais a 13 vinhos de várias zonas e produtores da região algarvia. Em simultâneo com o concurso dos vinhos do Algarve decorreu uma "press tour", organizada pela CVA, que contou com a participação de mais de dez jornalistas de vários órgãos de comunicação social regional e nacional que visitaram três das mais emblemáticas quintas locais, revelando alguns dos lugares mais representativos "do que de melhor se produz na região vitivinícola e do potencial da oferta de enoturismo algarvio, um produto turístico ainda pouco conhecido, mas em forte crescimento", como salientou Carlos Gracias, cicerone da visita.

 

Fonte: Barlavento Online