Início\ Informação \ Notícias
Viena: IVBAM volta a Viena após longa ausência promocional
A última grande promoção institucional do vinho da Madeira na Áustria tinha sido em novembro de 2007.

Depois disso houve apenas eventos pontuais dos importadores locais deste nobre produto com o apoio da AICEP, desde provas em POS à participação de importadores no Salão Internacional de Vinhos em Viena - VieVinum, feira bienal onde de 4 a 6 de junho de 2016 Portugal será o país convidado e que se realiza no Hofburg, palácio imperial desta capital.

O IVBAM reconheceu que era altura de voltar à Áustria. Numa prova aberta ao público conhecedor e uma "Master Class" para profissionais conduzida por Rui Falcão, ambas realizadas no dia 22 de junho no Hotel Bristol no centro de Viena, o tema "Vinho da Madeira" despertou grande interesse e muitas perguntas dos participantes.

Paula Cabaço, presidente do IVBAM, informou que embora partindo de valores relativamente modestos, a exportação de vinho da Madeira para a Áustria duplicou.

O embaixador de Portugal, que visitou a prova e dirigiu algumas palavras aos convidados, regozijou-se com esta notícia e animou os presentes a contribuir para um crescimento ainda maior nos próximos anos.

Estes resultados recompensam o "trabalho de campo" permanente, de apoio e fomento de iniciativas locais, com destaque para a viagem anual da Associação de Sommeliers de Viena, que há quatro anos foi "desviada" de Itália para a Madeira, bem como os jantares temáticos e viagem de finalistas e professores da Escola de Turismo de Krems, entre outras atividades.

O nicho de mercado alvo do vinho da Madeira situa-se no segmento "Premium", que está a ser muito valorizado neste país, desde as lojas gourmet à grande distribuição, onde as 2 maiores cadeias Rewe e Spar abriram há poucos anos "Flagship stores" neste segmento.

Também a gastronomia/hotelaria e bares de alta qualidade, com vários hotéis de cinco estrelas abertos recentemente, são potenciais novos clientes.

Este evento revestiu-se de especial interesse não só pela qualidade dos vinhos em prova, como também pelo anúncio das recentes alterações do regulamento de comercialização de vinhos da Madeira.