Início\ Informação \ Notícias
Exportações de vinho do Porto para o Brasil caíram em maio
Nos primeiros cinco meses deste ano as vendas do tradicional produto luso no mercado brasileiro baixaram 3% face ao ano passado, segundo os dados do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.

Depois de terem apresentado um bom desempenho até abril, as exportações portuguesas de vinho do Porto para o mercado brasileiro sofreram um recuo no mês de maio, de acordo com as mais recentes estatísticas do IVDP - Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.

Nos primeiros cinco meses deste ano Portugal exportou para o Brasil 1,33 milhões de euros em vinho do Porto, menos 3% do que no mesmo período do ano passado. De janeiro a abril as vendas tinham crescido 11% em termos homólogos, para 1,2 milhões de euros.

Segundo os dados do IVDP, no final de maio o Brasil era o 11º mercado mundial de vinho do Porto e o 10º destino de exportação deste tradicional produto luso.

O maior comprador mundial de vinho do Porto continua a ser França, que até maio importou 30,1 milhões de euros, menos 4% do que nos primeiros cinco meses do ano passado.

O segundo maior mercado de vinho do Porto é Portugal, que consumiu 17 milhões de euros até maio, com um crescimento de quase 7% em comparação com o período de janeiro a maio de 2014.

Na lista dos dez maiores mercados mundiais do produto luso estão ainda Holanda, Bélgica, Estados Unidos da América, Reino Unido, Alemanha, Canadá, Dinamarca e Espanha.

Globalmente, revelou o IVDP, as vendas totais de vinho do Porto até maio ascenderam a 117,3 milhões de euros, ficando 1,3% abaixo do nível verificado em semelhante período do ano passado.

O Brasil tem sido um dos mercados prioritários para a promoção dos produtores portugueses. Entre as últimas iniciativas de divulgação do vinho do Porto no mercado brasileiro incluíram-se eventos realizados este ano no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Belo Horizonte.

 

Fonte: Portugal Digital