Início\ Informação \ Notícias
Certame Essência do Vinho e Vinhos Portugueses em destaque na Magazyn Wino de Julho
A Magazyn Wino , principal e mais conceituada revista polaca do setor publicou na sua edição de julho um artigo sobre a Essência do Vinho.

O autor do artigo, Andrzej Daszkiewicz, integrou o grupo de jornalistas e importadores polacos, que participaram na visita organizada pela AICEP em Varsóvia, no âmbito do Prémio + Diplomacia  Económica, ao evento que decorreu na cidade do Porto em finais de fevereiro de 2015.

Segundo o jornalista, a Essência do Vinho não é só o maior certame aberto ao público dedicado ao vinho em Portugal, mas é o nome de várias histórias inter-relacionadas: como a Revista Wine, o portal, a escola que oferece cursos de vinho, gastronomia e obviamente uma série de eventos do setor realizados em Portugal.

Entre as várias provas em que o jornalista participou, o concurso TOP 10 foi o que fez mais suceso. Esta prova cega de 56 vinhos brancos, tintos e generosos portugueses pré-selecionados pelo painel de provas da revista Wine foi organizada para escolher os 10 melhores, que iam integrar o "Top 10 vinhos portugueses".   

O vencedor na categoria de vinhos generosos - JMF Moscatel de Setúbal Superior 1911, porém o jornalista destacou os seguintes vinhos: Alvarinho Soalheiro Primeiras Vinhas 2013, Dona Maria Reserva 2009, Monte da Ravasqueira Vinha das Romãs 2012 do Alentejo, Grande Vadio 2011 (Manuel Dinis Jesus Patrão) da Bairrada, como também 3 vinhos do Douro: Pintas 2012 (Wine&Soul), Poeira 2012 (Jorge M. Nobre Moreira) e Quinta da Touriga - Chã 2012 (Jorge Rosas).

No seguimento da sua estada no Porto, o jornalista teve ainda a oportunidade de visitar um evento alternativo e independente, um salão off, com 36 produtores de vinhos, chamado Simplesmente Vinho, organizado numa cave de um edifício na Ribeira do Porto. Apesar de uma multidão de pessoas, o jornalista conseguiu provar algumas garrafas intrigantes, no melhor sentido, como vinhos António Madeira do Dão, do Vasco Croft (Aphros) da região do Vinho Verde e da Quinta do Infantado do Douro.

Além do artigo sobre a Essência do Vinho, nesta edição da Magazyn Wino, foram ainda publicados mais dois artigos sobre o sector dos vinhos em Portugal, nomeadamente sobre as regiões do Alentejo e da Bairrada.

No artigo cujo título foi muito influenciado pela paisagem do Alentejo "Latifundiários e cabras" o jornalista, Kuba Janicki, apresentou três casas vitivinícolas que teve oportunidade de visitar a Casa da Urra, Reynolds Wine Growers e Herdade do Esporão. Contou a história das quintas, dos seus proprietários e os vinhos mais emblemáticos para cada casa.

O terceiro artigo, "Baga e bolhas ou ABC da Bairrada" surgiu após a visita do editor da revista, Tomasz Prange-Barczynski ao reino da casta Baga. O objetivo desta publicação é a apresentação da região, ainda pouco conhecida, aos apreciadores de vinhos na Polónia. Os elementos básicos desde a característica da localização geográfica, clima, solo, castas mais típicas até às atrações turístico-culinárias como Coimbra ou a Serra do Buçaco e a cidade de Mealhada e seu  laitão à Bairrada.

Entre os principais produtores da Bairrada o jornalista destacou o Luís Pato e a sua Baga Friends, Caves do Solar de São Domingo e a Adega de Cantanhede. Graças à cortesia da Comissão Vitivinícola da Bairrada o autor teve ainda a oportunidade de participar numa prova do grupo dos principais produtores que enriqueceu a visita à região.

 

 

Fonte: