Início\ Informação \ Notícias
Candidatura de Lagoa a Cidade do Vinho 2016 já foi apresentada
A Câmara Municipal de Lagoa apresentou e formalizou, oficialmente, a candidatura a Lagoa Cidade do Vinho 2016, no passado dia 22 de outubro, na Câmara do Cartaxo, junto da Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Na ação, a autarquia esteve representada pelo vereador Luís Encarnação, acompanhado por uma equipa de técnicos da autarquia, na área do Desporto, Turismo e Planeamento Estratégico.

A candidatura surge, explicou a autarquia, devido à "ligação ancestral" do concelho à produção agrícola, em geral, e à vitivinícola, em particular.

Trata-se "um legado que importa preservar e potenciar, enquanto fator diferenciador e contributo importante, na atual conjuntura, para a promoção de um desenvolvimento económico sustentável", acrescenta-se.

A Câmara Municipal de Lagoa deliberou apresentar a candidatura a «Cidade do Vinho 2016», evento promovido pela AMPV - Associação de Municípios Portugueses do Vinho, com o intuito de "contribuir para valorizar a riqueza, a diversidade e as características comuns da cultura do vinho e de todas as suas influências na sociedade, paisagem, economia, gastronomia e património dos territórios".

A autarquia sustenta que, na última década, se tem registado "um crescimento do setor vitivinícola, quer em termos da quantidade quer da qualidade dos vinhos produzidos, tanto no concelho de Lagoa como na região" e que o Algarve, como destino turístico internacionalmente conhecido, se assume como "uma privilegiada montra para a promoção do que de melhor se faz em Portugal, incluindo a produção de vinho".

Os municípios candidatos tiveram de elaborar um programa anual de ações culturais, de formação e sensibilização ligadas ao vinho, com visibilidade nacional e respetivo orçamento, explorando as suas particularidades e dando provas de criatividade, tendo em conta critérios como o reforço da sensibilidade para a cultura e tradições do vinho, mobilização da comunidade, consolidação dos vínculos com a região e com todos os territórios vitivinícolas portugueses, entre outros.

 

Fonte: diárionline