Início\ Informação \ Notícias
CVR do Tejo aposta no mercado polaco
Decorreu recentemente uma visita inversa, de profissionais do mercado polaco, à região dos Vinhos do Tejo.

Esta visita, inserida no programa de visitas inversas promovidas pela CVR Tejo, resultou numa missão que incluiu compradores do trade polaco, sommeliers e jornalistas daquele país.

A Polónia é um mercado particularmente importante para os vinhos portugueses, quer pelo potencial de crescimento de quota de mercado como pela dinâmica da Distribuição Moderna.Após a adesão da Polónia à União Europeia, deu-se um crescimento na venda de vinhos e uma diversificação da oferta. A adesão levou também à abolição de taxas aduaneiras que têm contribuído para a diminuição dos impostos sobre o vinho. Neste sentido, os vinhos tradicionalmente consumidos, dos países vizinhos, nomeadamente o vinho tinto da Bulgária, tem vindo a perder quota de mercado para os vinhos franceses, espanhóis e italianos. É neste contexto, em que os vinhos portugueses também começam a ser mais conhecidos no mercado, que se tem vindo a registar, nos últimos anos, o aumento do valor das exportações de vinhos portugueses para este mercado.

Assim, com estas visitas inversas a CVR do Tejo pretende aumentar a visibilidade dos vinhos da Região Vitivinícola e fortalecer os conhecimentos sobre os Vinhos do Tejo junto dos decisores directos e indirectos à entrada naquele mercado e ao consumo de vinhos. O mercado do vinho na Polónia tem uma grande margem de progressão a percorrer, sendo que é por excelência um mercado para os vinhos tintos mas começa também a revelar um comportamento de crescimento do consumo nos vinhos brancos e nos espumantes. Por outro lado, a presença de um grande operador da Moderna Distribuição de origem portuguesa como a Biedronka veio dar maior abertura e exposição aos produtos portugueses e assim criar novas oportunidades aos vinhos portugueses. 

Das visitas inversas agora realizadas constou um roteiro de visitas a alguns dos mais relevantes produtores do Tejo, bem como um programa de enogastronomia que passou por alguns dos mais prestigiados restaurantes que "defendem" os pergaminhos da gastronomia da região.
Também em Outubro, os Vinhos do Tejo marcaram presença no mercado polaco, no Wines of Portugal Tasting,  no Hemisphere Club, do International Warsaw Hotel, em Varsóvia. Nesta prova os Vinhos do Tejo estiveram representados ao mais alto nível com vinhos dos produtores Falua, Fiuza & Bright, Quinta da Alorna e Soc. Agrícola João Barbosa que ombrearam com os melhores vinhos portugueses de outras regiões de Portugal.

 

 

Fonte: Revista de Vinhos