Início\ Informação \ Notícias
Dia europeu do enoturismo em Nelas
Pelo 3º ano consecutivo, a Autarquia de Nelas associa-se ao Dia Europeu do Enoturismo, evento promovido pela Rede Europeia de Cidades de Vinho (RECEVIN) em parceria com a Associação de Municípios Portugueses de Vinho (AMPV).

Caminhos Cruzados, Casa de Santar/Paço dos Cunhas, Fidalgas de Santar, Lusovini, Quinta da Boiça, Quinta da Fata, Quinta de São Simão, Quinta do Carvalhão Torto, Quinta do Mondego, Quinta do Sobral, Quinta do Tralcume e Vinícola de Nelas juntam-se a este evento e vão estar de portas abertas no próximo domingo, dia 8 de novembro, para provas e visitas às adegas.

O antigo Espaço da Federação dos Viticultores do Dão acolhe igualmente um vasto leque de actividades, a partir das 15h00 de domingo. Irá realizar-se uma Prova de Vinhos Comentada em Harmonização com o Chocolate e Produtos Regionais, devidamente orientada pela Enóloga Patrícia Santos. O chocolate (Chocolateria Delícia), o queijo Serra da Estrela (Quinta da Lagoa), o requeijão (Quinta da Lapa), os enchidos (Fumeiro Flor do Sal), o pão (A Arte em Massa de Pão), os doces e as compotas (Casa do Miradouro de Santar) concebem um "casamento perfeito" com os néctares dos doze produtores do Vinho do Dão.

Do programa do Dia Europeu do Enoturismo fazem ainda parte a Exposição de Fotografia "O Vinho e a Vinha na Região do Dão" promovida pela CVRDÃO e a Entrega de Prémios do XIV Concurso Internacional de Vinhos "La Selezione del Sindaco", no qual cinco vinhos do Concelho foram premiados com medalha de ouro (Quinta do Sobral, Reserva 2012, Quinta do Carvalhão Torto, 2008, Quinta da Fata, Touriga Nacional 2009, Quinta da Fata, Reserva 2010 e Casa de Santar, Reserva Branco 2014).

Enquanto símbolo de identidade gastronómica, cultural e turística do concelho, a Autarquia pretende com este evento promover os produtos locais e posicionar o Concelho de Nelas num lugar privilegiado nas rotas do enoturismo. Mais do que degustar vinho, o enoturismo engloba todas as paisagens, equipamentos de gastronomia, hotelaria e diversão, além de comércio local e outras prestações de serviço, num envolvimento profundo entre o visitante e a cultura.

As comemorações do Dia Europeu do Enoturismo têm como objetivo global tornar o enoturismo como uma realidade única e múltipla em todos os estados-membros da rede (RECEVIN), ao incentivar o consumo dos produtos locais, como argumentos de qualidade intrínseca da vida na Europa, promovendo uma homogeneização dos padrões de qualidade das diferentes vias de vinho europeu.

 

Fonte: LOCAL.PT