A aposta nestes dois mercados - sendo o dos EUA considerado pela empresa, com base em estudos, como "o principal mercado potencial para o vinho português" - surge na sequência do arrefecimento que se tem feito sentir nos mercados lusófonos que são desde o início os preferenciais para a Lusovini, presente com empresas próprias no Brasil, Angola e Moçambique.
"Os principais estudos de mercado, entre os quais os da ViniPortugal, apontam os EUA como o principal mercado potencial para o vinho português durante os próximos anos", afirma Casimiro Gomes, presidente do grupo, citado no comunicado. "Por outro lado, o Oriente é o maior mercado mundial e continuará a sê-lo no futuro - já lá tínhamos um delegado comercial permanente, a partir do segundo semestre deste ano passaremos a ter [em Taiwan] uma equipa liderada por um dos administradores executivos do grupo, Pedro Dourado".
Será a partir de Taiwan que a Lusovini vai trabalhar os países da região, com destaque para a China. Quanto ao mercado norte-americano, as boas notícias vêm já de 2015: as exportações de vinho português para os EUA aumentaram 19,5% entre Janeiro e Maio, fazendo deste mercado o quarto no mundo para a exportação de vinhos nacionais, e o segundo para os vinhos de mesa.
"Para aproveitarmos todo o potencial dos Estados Unidos, para além do portfólio que já temos vamos criar referências específicas só para este mercado", afirma Casimiro Gomes. "A marca será ‘Nelus', uma referência à localidade da região do Dão onde temos a nossa principal base logística, Nelas - serão vinhos com um frutado um pouco mais exuberante do que é típico na região devido a um protagonismo maior de certas castas, como o Alfrocheiro".
Quanto ao vinho do Porto, conclui o presidente da Lusovini, "para além do branco Cambridge Ice - que lançámos no Porto em Setembro para todo o mundo - vamos ter um Tawny e um LBV da mesma marca que, pelo menos numa primeira fase, serão exclusivos para o mercado dos Estados Unidos
Fonte: Público
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