Início\ Informação \ Notícias
Visita de Polacos ao certame Essência do Vinho 2016
Nos passados dias 24 a 27 de fevereiro de 2016, no âmbito do PRÉMIO+DE, a AICEP Varsóvia realizou no Porto mais uma visita de importadores/distribuidores e jornalistas polacos do setor dos vinhos ao certame Essência do Vinho 2016.

Os convidados da Polónia (três importadores e dois jornalistas) tiveram a oportunidade de visitar o maior certame profissional dedicado ao vinho em Portugal aberto ao público.

A edição deste ano contou com mais de 3.000 vinhos de mais de 300 produtores, nacionais e estrangeiros, contemplou ainda um programa cheio de eventos paralelos como provas comentadas, harmonizações enogastronómicas e a eleição do "TOP 10 Vinhos Portugueses", por um júri internacional de jornalistas, críticos e especialistas em vinho.

Os opinion leaders polacos integraram o grupo de jornalistas estrangeiros convidados pela organização do evento, tendo aproveitado de um programa rico de provas, almoços e jantares com vários vinhos de excelência escolhidos especialmente para o efeito. Para além da prova cega dos "TOP 10 Vinhos Portugueses", os jornalistas participaram nas duas provas especiais dedicadas aos únicos vinhos portugueses, ou seja ao Vinho da Madeira "Um tesouro escondido: Vinhos da Madeira com indicação de idade" e ao Vinho do Porto " Fascínio: Vinhos do Porto do século XIX e início do século XX."

Os compradores polacos convidados pela AICEP aproveitaram também o programa preparado para os jornalistas nas horas de almoço e jantar, tendo assim tido a possibilidade de provar vinhos harmonizados com as criações dos chefes de cozinha dos restaurantes e comentar diretamente os vinhos com os enólogos, como foi no caso do jantar no dia 24, com o enólogo e produtor Carlos Lucas (Dão) e no jantar no dia 25, com as enólogas e produtoras Susana Esteban e Sandra Tavares da Silva (Douro e Alentejo).

O objetivo da visita foi de incentivar os importadores polacos a iniciarem ou  intensificarem  as compras de vinhos portugueses e a sua divulgação nos media locais da especialidade. Pelos comentários espontâneos dos convidados polacos, a visita ao evento Essência do Vinho foi muito interessante e satisfatória em termos do estabelecimento de novos contactos suscetíveis de desenvolverem relações comerciais num futuro muito próximo. Por outro lado, foi também muito frutífera no âmbito de terem aumentado os seus conhecimentos sobre os vinhos portugueses em geral e a oferta atual destinada para o mercado interno, como também para  a comercialização nos mercados externos.

A comitiva polaca foi composta por dois jornalistas:  

Justyna Korn-Suchocka da Czas Wina, http://czaswina.pl

Wojciech Bonkowski do portal Winicjatywa, http://winicjatywa.pl

e três importadores:

Ambra S.A./Centrum Wina, http://www.ambra.com.pl/kocham-wino/centrum-wina/ ,

Klub Wino, http://klubwino.pl

e Vinissimo, http://www.vinissimo.pl .