Início\ Informação \ Notícias
Vendas de vinho do Porto no Brasil caíram quase 19% em 2015
As exportações lusas de vinho do Porto para o Brasil tiveram uma queda acentuada no ano passado, ao contrário da tendência global do tradicional produto português. Nos próximos dias o IVDP promoverá duas provas de vinho do Porto no Rio de Janeiro e em Curitiba.

As exportações portuguesas para o Brasil tiveram em 2015 um ano desafiante, mas para os produtores de vinho do Porto 2015 foi mais do que isso: foi um período de queda acentuada nas suas exportações para o mercado brasileiro, que já chegou a ser um dos dez maiores consumidores mundiais do tradicional produto luso.

Os dados finais de 2015 do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) mostram que entre janeiro e dezembro Portugal exportou para o Brasil 3,1 milhões de euros em vinho do Porto, valor que é 18,98% inferior ao verificado em 2014.

A queda, que foi mais acentuada nos últimos meses do ano, atirou o Brasil para o 12º lugar da lista de maiores compradores mundiais de vinho do Porto, com uma descida nas vendas que contrariou a tendência global dos produtores lusos, cujas vendas em 2015 cresceram 0,7%, para 365,8 milhões de euros.

O Brasil foi ultrapassado, entre outros, pelo mercado suíço, outro país com uma forte comunidade portuguesa e luso-descendente. Logo atrás do Brasil no consumo de vinho do Porto está a Itália.

De acordo com o IVDP, em 2015 o maior mercado mundial para o vinho do Porto continuou a ser França, apesar de uma queda das vendas de 1,9%, para 74,6 milhões de euros. O segundo maior consumidor é Portugal, onde as vendas da tradicional bebida subiram 7,7%, para 62 milhões de euros.

Logo a seguir está o mercado britânico, onde as vendas de vinho do Porto cresceram mais de 9%, seguindo-se a Holanda, onde o consumo deste produto baixou 2,3% face ao ano 2014.

Bélgica, Estados Unidos da América, Canadá, Alemanha, Dinamarca e Espanha completam o "Top 10" de maiores mercados globais para o vinho do Porto, segundo a informação publicada pelo IVDP.

Provas no Brasil

Para promover um aumento das vendas para o Brasil, o IVDP promoverá nas próximas semanas duas provas de vinho do Porto e do Douro no Rio de Janeiro e em Curitiba, para formadores de opinião, importadores, trade, jornalistas e público consumidor. Mais de 30 empresas e cerca de 40 marcas estarão representadas.

Alpalina, Casa Ferreirinha, Cockburn's, Croft, Dow's, Dalva, Duorum, Fonseca, Graham's, Lavradores de Feitoria, Messias, Poeira, Poças Júnior, Quinta da Casa Amarela, Quinta do Crasto, Quinta Dona Leonor, Quinta das Lamelas, Quinta do Monte Xisto, Quinta dos Murças, Quinta Nova, Quinta do Noval, Quinta do Pessegueiro, Quinta do Portal, Quinta de la Rosa, Quinta de Santa Eufémia, Quinta da Touriga-Chã, Quinta de Valbom, Quinta da Veiga, Quinta do Vallado, Ramos Pinto, Real Companhia Velha, Romaneira, Sandeman, Taylor's, Vale da Veiga, Vicente Faria Vinhos, Wine & Soul estarão presentes nestas ações promocionais.

No Rio de Janeiro, a prova decorrerá já no próximo dia 31 de março, no hotel Windsor Florida (Flamengo). Das 15h às 20h, os produtores apresentarão aos participantes as mais recentes novidades e rótulos icónicos no mercado brasileiro. Serão ainda realizadas duas provas comentadas. O orador será o crítico de vinhos brasileiro Alexandre Lalas, das revistas "Gula" e "WINE - A Essência do Vinho".

Em Curitiba, a prova seguirá igual formato. Essa ação decorrerá no dia 4 de abril, no hotel Pestana Curitiba, também das 15h às 20h.

A participação nestas provas promovidas pelo IVDP estão sujeitas a registo prévio, online e obrigatório, através do endereço http://cadastro.portointernationaltasting.com

 

 

Fonte: Portugal Digital