O vinho do Porto é um dos mais tradicionais produtos portugueses com vocação exportadora. Mas este ano o Brasil, que chegou a ser um dos dez maiores compradores mundiais do produto, diminuiu o seu interesse. Nos primeiros sete meses do ano as exportações lusas de vinho do Porto para o Brasil rondaram 1,4 milhões de euros, com uma queda de quase 30% em comparação com 2015.
Os números do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) mostram que o Brasil tem vindo a recuar na lista dos maiores compradores mundiais de vinho do Porto. O mercado brasileiro assumia no final de julho uma quota de 0,8% e o 13º lugar na lista de destinos de vinho do Porto.
O maior mercado para o vinho do Porto continua a ser França, apesar de uma queda das vendas de 7%, para 40,2 milhões de euros. O segundo maior consumidor é Portugal, onde as vendas apresentam este ano um aumento expressivo de 17%, para 24,6 milhões de euros.
A Holanda é o terceiro maior comprador mundial de vinho do Porto. As vendas permaneceram estáveis, na casa dos 20 milhões de euros até julho, de acordo com o IVDP.
A descida das vendas para o Brasil só não colocou o mercado brasileiro mais abaixo nas estatísticas do vinho do Porto porque a Polónia, 14º comprador mundial, apresentou nos primeiros sete meses do ano uma descida de 24% no consumo do tradicional produto português.
Globalmente, revelam as estatísticas do IVDP, Portugal faturou até julho 174,2 milhões de euros com as vendas de vinho do Porto, menos 2,4% do que em igual período do ano passado.
Entre os dez maiores mercados globais do vinho do Porto, só a Alemanha regista até julho um crescimento da procura, com a faturação deste produto a crescer 6% em termos homólogos, para 5,7 milhões de euros. Todos os outros destinos de referência do vinho do Porto estão a ter em 2016 menos vendas do que em 2015.
Fonte: Portugal Digital
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