Início\ Informação \ Notícias
Grupo de estudantes suecos no IVV, IP
No passado dia 1 de Abril de 2019 foram recebidos nas instalações do IVV, IP pelo Conselho Diretivo representado pelo Sr. Presidente – Dr. Bernardo Gouvêa e pelo Sr. Vice-Presidente – Dr. Manuel Cardoso um grupo de estudantes do Mestrado Internacional lecionado pelo Internacional Institute for Industrial and Environmental Economics (IIIEE), parte integrante da Universidade de Lund na Suécia.

Na sequência da parceria estabelecida entra a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), via Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), com o Internacional Institute for Industrial and Environmental Economics (IIIEE), este grupo veio ao Alentejo dentro do âmbito da cadeira de Strategic Environmental Development (SED) do Mestrado de Environmental Management and Policy.

 

A sustentabilidade e os aspetos ambientais terão no futuro maior visibilidade no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC), que propõe o Ecodesenvolvimento e as medidas voluntárias Agroambientais-Climáticas (AECMs). Por outro lado, a avaliação do desempenho das medidas ambientais será crucial para o futuro modelo de medidas de financiamento.

 

Foi neste contexto que a CVRA fixou para 2019 um estudo sobre “O enquadramento entre o PSVA e a futura Política Agrícola Comum (PAC)”, para investigar o alinhamento necessário face às informações e estratégias da nova PAC e assegurar que a estrutura do PSVA seja “à prova de futuro”.

                                                                                              

Os 4 estudantes,  Madison Wright (American), Àsta Maack (Icelandic), Edward Dickinson (UK), Robin Memelink (NL) acompanhados por um professor coordenador, Åke Thidell (Sweden) irão realizar um estudo com os seguintes objectivos:

 

  • Pesquisar e identificar lacunas entre o PSVA e os requisitos ambientais da nova PAC
  • Avaliar a adequação da estrutura do PSVA, enquanto ferramenta de apoio para os produtores darem resposta aos requisitos ambientais, relatar o cumprimento e estabelecer metas estratégicas em relação à PAC
  • Investigar condições para facilitar os relatórios e documentação necessários para a obtenção de financiamento
  • Investigar objetivos ambientais e de sustentabilidade,
  • Investigar abordagens relativas ao processo de tomada de decisão (para saber quais ou se quaisquer questões ambientais inesperadas serão destacadas,  e quem consultar para obter as melhores atualizações sobre o processo)