Início\ NewsLetter \ Newsletter n.º 3
02. Constituição do Arquivo Histórico do IVV, IP

N.º 3 >> Junho 2010
O Essencial sobre o Sector Vitivinícola

 

02. Constituição do Arquivo Histórico do IVV, IP

Um arquivo histórico tem por missão recolher, conservar, estudar, investigar e divulgar documentos que detêm interesse histórico e cultural. Neste quadro, o IVV, I.P. está a desenvolver um projecto de criação do seu Arquivo Histórico, procedendo à recolha e centralização de toda a documentação depositada nos diversos armazéns espalhados por todo o país, grande parte dela herdada dos organismos que o precederam – Federação dos Vinicultores do Centro e Sul de Portugal e Junta Nacional do Vinho.

A metodologia a seguir para a prossecução deste objectivo divide-se em quatro fases:

Na primeira fase foi efectuada uma avaliação prévia de toda a documentação existente, em termos do seu estado de conservação, organização e extensão linear. Como resultado desta avaliação, obtivemos um valor que representa cerca de 10 km lineares.

Na segunda fase, procedeu-se à recolha total do acervo documental e sua centralização com a finalidade de, logo que possível, iniciar o seu tratamento – avaliação, inventário, catalogação, desinfestação, higienização e deposição definitiva. A centralização da documentação efectuou-se nas instalações do IVV, I.P. situados no Catujal, por ser actualmente o único local com área suficiente para albergar as mais de seis mil caixas (50x50x50cm/cada) com documentos.

A terceira fase que corresponde à deposição definitiva das massas documentais já tratadas, será feita no edifício do antigo Laboratório do Catujal que para o efeito vai ser intervencionado com obras de reabilitação e adaptação de forma a que possam ser assegurados todos os princípios de conservação e protecção do acervo arquivístico, nomeadamente, agentes agressores, temperatura, humidade relativa e luminosidade, entre outros.

A criação do Arquivo Histórico do IVV vai proporcionar aos investigadores e outros utilizadores a realização de estudos relacionados com a História, a sociedade e a economia portuguesas desde 1933 até 1986, facultando-lhes os meios necessários para a realização dos seus trabalhos. .