Início\ NewsLetter \ Newsletter n.º 3
05. Cimeira Luso Brasileira

N.º 3 >> Junho 2010
O Essencial sobre o Sector Vitivinícola

 

05. Cimeira Luso Brasileira

Realizou-se em Lisboa, a 29 de Abril de 2010 no Ministério dos Negócios Estrangeiros a IV Reunião da subcomissão Económica Financeira e Comercial no sentido da preparação da cimeira bilateral que teve lugar no dia 19 de Maio em Lisboa.

A preparação desta cimeira assume particular importância para o sector uma vez que o Brasil é um dos principais mercados de exportação para os operadores portugueses. As exportações têm tido um crescimento sustentado, com uma taxa anual de crescimento de 6,8% em valor e de 2,5% em volume, traduzindo um aumento de 4,2% no preço médio (período de 5 anos: 2005-2009).

Assim e para ultrapassar algumas limitações às exportações de vinhos, nomeadamente quanto à aplicação das Instruções Normativas n.º 54/2009 e 1026/2010 relembrou-se a existência do Protocolo celebrado entre a Coordenação de Inspecção Vegetal do Ministério da Agricultura e do Abastecimento (MAPA) da República Federativa do Brasil e o Instituto da Vinha e do Vinho do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas de Portugal, cuja aplicação deseja reforçar e melhorar o intercâmbio de informação entre os dois países.

Por sua vez e forçando a evolução que a fileira vitivinícola tem tido na última década, manifestou-se interesse e vontade em acolher uma missão brasileira, para dar a conhecer e partilhar os procedimentos técnicos e administrativos e reforçar o relacionamento entre os dois países.

De facto, enquanto importador de vinhos portugueses de qualidade, o Brasil ocupa um importante lugar no ranking das nossas exportações mundiais, posicionando-se como o 8.º principal mercado em valor (14 milhões €) e 9.º em volume (5,1 milhões litros), o que revela a dinâmica e esforço dos operadores nacionais para conquistarem um lugar de destaque naquele mercado.