Com menos poder de compra, os americanos olharam para outros vinhos e renderam-se à "boa qualidade e diferenciação, apresentada a preços equilibrados e competitivos", refere Francisco Ferreira, CEO da Sogrape Vinhos, que detém as marcas Mateus Rosé e Gazela. Márcio Ferreira, da ViniPortugal (associação que promove os vinhos em mercados alvo) refere que a presença nacional nos EUA tem vindo a crescer de forma sustentada. O ano passado Portugal ocupava a nona posição como país exportador, atrás da África do Sul. "Este consumidor gosta de coisas fáceis, compra o que está na moda", contou ao PÚBLICO, pouco depois de uma acção de promoção em Boston, Chicago e Miami. Os produtores acreditam que estão a conquistar quota no apetecível mercado americano. "Há um grande interesse, desde os retalhistas aos jornalistas. Os vinhos portugueses têm uma boa relação qualidade/preço ", confirma Martim Guedes, director de marketing da Aveleda, dona da Casal Garcia. "Os vinhos verdes, que são o nosso principal produto, estão a ter grande notoriedade", acrescenta. Contudo, o mercado mais importante do mundo, como refere João Roquette, presidente executivo do Esporão, "ainda está por ser verdadeiramente conquistado por Portugal". A empresa produtora do Monte Velho, que abriu o ano passado um escritório de representação nos EUA, diz que é preciso conhecer melhor o consumidor "para identificar oportunidades".
Fonte: Público, por Ana Silva
Contactos IVV
Rua Mouzinho da Silveira, 5
1250-165 LISBOA
Telefone: 21 350 67 00
Email: ivv@ivv.gov.pt
Centro de Apoio Técnico (CAT)
Telefone: 21 350 67 77
Email: apoio@ivv.gov.pt
Horários
Período normal de funcionamento: entre as 8h00 e as 20h00, nos dias úteis
Períodos de atendimento ao público: Receção, das 8h00 às 18h00
Centro de Apoio Técnico (CAT), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h30
Nos restantes serviços, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 16h30