Início\ Informação \ Notícias
Angola é principal importadora dos vinhos portugueses
Angola é o principal mercado importador de vinhos de Portugal. Nos meses de Janeiro e Fevereiro, o país importou oito milhões de litros de vinho, de Portugal, num valor superior a sete milhões de euros.

A responsável pelos mercados do Brasil e Estados Unidos da América da ViniPortugal, Sónia Fernandes, revelou ontem, ao Jornal de Angola que o índice de exportação subiu 24 por cento, em relação a igual período de ano anterior.

No âmbito de uma visita de jornalistas angolanos às adegas e vinhas dos grandes e pequenos produtores de Portugal, Sónia Fernandes informou que foram exportados para Angola, em 2008, mais de seis milhões de litros de vinho, no valor de oito milhões de euros.

O Ministério da Agricultura de Portugal informou que no ano passado, Portugal exportou para Angola 50 milhões de litros de vinho, o que representa um valor de 53 milhões de euros. Sónia Fernandes disse que existem muitos produtores e cooperativas portuguesas de vinho que exportam para Angola.

 Sónia Fernandes anunciou que "consta do nosso programa desenvolver visitas dos enólogos portugueses à Faculdade de Agronomia de Angola, para transmitir conhecimentos sobre o processamento das uvas para o vinho", referiu.

Acrescentou que existe um programa para conceder bolsas de estudos para a licenciatura em enologia (especialistas em vinhos), na Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, no Norte de Portugal. Sublinhou ainda, que vão ser seleccionados licenciados para cursos de pós-graduação em marketing de vinhos no Instituto Politécnico de Viana de Castelo, Escola Superior Agrária de Ponte de Lima.

Além da formação dos estudantes angolanos de agronomia, a ViniPortugal pretende em breve, formar profissionais de restaurantes e hotéis, sobre o vinho. Sónia Fernandes afirma que a produção de vinho tem contribuído em grande medida para o crescimento da economia portuguesa.

De acordo com os dados do Ministério da Agricultura de Portugal, existem 35 mil produtores de vinho, dos quais, 97 são adegas de cooperativas, representando 41,1 por cento da produção total da última colheita.

Formação vinícola

O director da Academia de Vinho de Portugal disse que vão ser ministrados cursos "champagne party" e iguarias gastronómicas, dirigido a chefes de sala, empregados de mesa e todos que influenciam o mercado do vinho.

O curso, certificado pela academia internacional Wine e Sprit Education Trust, tem a duração de oito horas, e com conteúdos curriculares sobre acolhimento ao cliente no restaurante e bar, etiqueta de protocolo, principais estilos de vinho e suas características e exercícios práticos sobre a relação da bebida com a comida.

A Academia de Vinhos Portugueses concede aos alunos um diploma, reconhecido por 20 países no mundo, e forma anualmente 15.000 alunos.

A empresa Aliança é uma produtora de vinhos que exporta para Angola desde 1950. O director da empresa de vinhos Aliança, Mário Neves, confirma que exporta para Angola aguardente, espumantes, vinho tinto, brandi e rosé. Os vinhos produzidos pela empresa estão em todos os mercados informais e restaurantes em Luanda. A empresa produz 700 milhões de litros de vinho, por ano, e exporta para Angola 45.000 litros.

A companhia Aliança foi fundada em 1927, por 11 associados, a empresa de vinhos envia 55 por cento da sua produção a América, Europa e África. A empresa produz espumantes e aguardentes. Com 100 hectares de vinhas produz 1.200 pipas de vinho.

Localizada na região da Bairrada, recebeu o troféu de melhor vinho, pela Comissão Vitivinícola da região do Dão. A Aliança exporta vinhos novos e velhos para os mercados angolanos, a preços a partir de 800 kwanzas até 2.500.

Encontros e parcerias

A criação de encontros luso-angolanos para abordar questões sobre a produção de vinhos e o sector agrícola dos dois países foi apontada pelo engenheiro agrónomo do Ministério do Ambiente, Joaquim Augusto Laureano, como estratégia crucial para desenvolver a agricultura.

Os dois países, que têm grandes potencialidades agrícolas e um clima favorável, segundo o agrónomo, podem manter parcerias que futuramente vão propiciar ganhos aos dois países.

Joaquim Augusto Laureano, que integra a delegação de jornalistas que visita os campos vinícolas em várias regiões de Portugal, afirma que a parceria visa estimular a produção do campo e propiciar parcerias entre cooperativas de Angola e Portugal.

A formação dirigida aos jornalistas angolanos visa dar a conhecer as principais produtoras de vinho de Portugal e ter conhecimentos sobre o funcionamento do sistema de tratamento, produção e comercialização do vinho.

A ViniPortugal é uma associação interprofissional que promove a produção de vinhos portugueses no seu país e a nível internacional. Anualmente, promove provas de vinhos de grandes e pequenas produtoras.

Fonte: Jornal de Angola Online