Início\ Informação \ Notícias
Vinho português reconhecido na Ásia
Melhor vinho Generoso Sandeman 20 YO Tawny, Melhor Touriga Nacional e Blends - Casa Santa Vitória Touriga Nacional 2006, Quinta do Crasto Vinhas Velhas 2007 ganham Ouro na Hong Kong International Wine & Spirits Fair

Ver os vinhos portugueses a receberem prémios e a saírem destacados já não é novidade, mas a 11.000Km de casa... traz um gostinho especial! Eram 18 horas em Hong Kong. A sala apinhada de produtores de todos os cantos do mundo, todos bebiam vinho, e todos orgulhosos e confiantes com os néctares que submeteram à competição.

Em Portugal era de manhã, as pessoas ainda estavam a chegar ao emprego. Bebiam-se cafés e escondiam-se os pequenos laivos de sono que ainda figuravam nos rostos. De volta a Hong Kong, onde o vinho era o rei da noite, os nervos apoderavam-se dos vários produtores. Pelo menos 25 representavam Portugal, mas foi quando Allen Gibbons, director da prova, agarrou o microfone, que o silêncio se apoderou da sala e deu lugar à expectativa. Os resultados iriam ser anunciados.

Por mais enfadonhos que sejam os momentos protocolares, esta prova também não fugiu à regra. Primeiro anuncia-se que o presidente do júri é o internacionalmente conhecido Tony Jordan, que liderou uma trupe de pessoas ligadas à área. Depois, o método de avaliação... Bem, vamos mas é aos resultados.

Ouro: Melhor vinho Generoso Sandeman 20 YO Tawny; Melhor Touriga Nacional e Blends - Casa Santa Vitória Touriga Nacional 2006; Quinta do Crasto Vinhas Velhas 2007.
Prata: Luis Pato Vinha Barrosa 2005; Quinta das Baceladas Tinto DOC Bairrada 2004; Quinta do Crasto Touriga Nacional 2005; Bronze: Callabriga Alentejo; Callabriga Dão; Momentos Sauvignon Blanc; Monte da Peceguina; Quinta dos Quatro Ventos DOC Tinto.

Para muitos a felicidade apodera-se da alma, para outros é a desilusão. Mas as provas obrigam a estas reacções, caso contrário deixavam de ser interessantes. O que não pode ser deixado ao acaso são as 11 medalhas ganhas: três de ouro, três de prata e cinco de bronze.

"Este prémio é um reconhecimento do trabalho e da dedicação postos na produção de Sandeman 20 Anos, que é o resultado da selecção dos melhores lotes de vinho por forma a obter a qualidade que lhe é associada. É com honra que recebemos este prémio, que funciona sobretudo como um incentivo para continuar a focar o nosso empenho na produção de Sandeman 20 Anos, para que este continue a conquistar cada vez mais apreciadores em todo o mundo", confessa Luís Sottomayor, enólogo da Sogrape Vinhos.

Foi a 2ª edição da Hong Kong International Wine & Spirits Fair e a 1ª edição da Cathay Pacific Hong Kong International Wine and Spirit Competition, e Portugal foi bem representado pelos seus produtores. O vinho português ganha fama na Ásia, num mercado que já representa 900 milhões de dólares no comércio de vinhos.

Fonte: Jornal Oje / Vicente Themudo de Castro