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Internacionalização do Douro arranca este mês em Paris
Esta acção, a que se seguirão outras, noutras capitais mundiais, começou há alguns meses

"A operação de internacionalização do Douro deve ser permanente", referiu ao JN o chefe da Missão do Douro, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), que, no próximo dia 25, realiza em Paris uma acção de internacionalização do Douro, como destino de excelência. Esta acção, a que se seguirão outras, noutras capitais mundiais, começou há alguns meses, com diferentes iniciativas, entre elas, "O mundo no Douro", durante a foram recebidos, entre outros, 32 embaixadores que não conheciam a região. "Agora queremos o Douro no mundo", sublinhou Ricardo Magalhães.

Em Paris, adiantou, pretendem privilegiar o destino turístico do Douro, a sua distinção, o seu potencial, lembrando que é a mais antiga paisagem vinhateira regulamentada. "A par juntam-se os vinhos, que de imediato são interligados ao enoturismo e, por sua vez, às quintas do Douro".

Ricardo Magalhães frisou que não se trata de uma acção isolada. "Deve ser entendida como mais uma missão, tal como as que são feitas pelo vinho do Porto, e vinhos de mesa, que cada vez ganham mais prémios internacionais. A estas juntam-se ainda as actividades dos empresários, que nas feiras vendem os seus produtos, e é bom não esquecer que dentro da garrafa vai o vinho, a história e também o turismo".

Para o chefe de missão, o Douro tem agora os desafios da quantidade e da qualidade. Da quantidade, uma vez que a região "tem ainda um número limitado de camas, actualmente são cerca de 2500, mas sem nunca descurar a qualidade, cuja fasquia deve ser sempre muito elevada, com padrões excepcionais".

Esta operação, que terá início em Paris (com um investimento de 18 mil euros), segue depois para mais seis capitais, é realizada em parceria com diferentes entidades: a Fundação Museu do Douro, a CCDRN, a Estrutura Missão do Douro, o Turismo do Douro, o Instituto dos Vinhos do Porto e Douro e Rota do Vinho do Porto, representando um investimento global de 130 mil euros.

A organização conta com o apoio operacional da "Douro Azul" e envolverá uma apresentação focalizada no Douro Património da Humanidade e na estratégia de desenvolvimento turístico em curso. A missão incluirá igualmente provas de vinhos.

Fonte: Jornal de Notícias / Virgínia Alves