Início\ Informação \ Notícias
Lançado «Guia de Restaurantes com Vinho do Porto»
IVDP entrega Prémios aos Melhores

Escolhidos os melhores restaurantes do País na arte de bem combinar Vinhos do Porto e Douro com gastronomia, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) entregou os diplomas de ouro, prata e bronze aos distinguidos nas categorias Restaurante Gastronómico/Fine Dining, Restaurante Informal/Causal e Restaurante Tradicional/Típico.

A cerimónia, que teve lugar no Hotel Infante Sagres, no Porto, no dia 23 de Novembro de 2009, ficou marcada pelo lançamento do «Guia de Restaurantes com Vinho do Porto», que inclui todos os restaurantes e menus a concurso no maior evento do género realizado em Portugal.

O júri composto pelos «chefs» Hélio Loureiro, Helmut Ziebell, José Cordeiro, Orlando Esteves e Miguel Castro e Silva e os especialistas em vinhos Mário Louro, João Paulo Martins e João Geirinhas decidiu entregar nove diplomas de ouro nas três categorias de restaurantes, 31 diplomas de prata e ainda 42 de bronze.

Para além de diplomas para todos os participantes no concurso «Gastronomia com Vinho do Porto» que não tiveram outras distinções foram ainda entregues galardões para a melhor carta de Vinhos do Porto e para a melhor Promoção.

O maior evento do género realizado em Portugal, promovido pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto e pela InterMagazine-Revista Profissional de Hotelaria e Restauração, demorou quatro semanas e implicou um total de quase oito mil quilómetros percorridos, de Bragança ao Algarve, 100 restaurantes, mais de 900 vinhos provados e 300 ementas degustadas.

Ao fim do périplo por uma centena de restaurantes e da decisão do júri, a sexta edição do concurso «Gastronomia com Vinho do Porto» chegou ao fim com a cerimónia de entrega de diplomas.

Para o presidente do IVDP, Luciano Vilhena Pereira, a iniciativa mostrou "uma franca melhoria do serviço do Vinho do Porto prestado nos restaurantes", pese embora o "panorama actual ainda estar longe do desejável, sobretudo no que se refere à temperatura de serviço e de armazenamento do vinho".

Para assinalar os 10 anos do maior concurso de gastronomia e vinhos em Portugal, foi lançado, pela primeira vez, o «Guia de Restaurantes com Vinho do Porto», uma publicação que pretende homenagear o que de melhor se faz de Norte a Sul do País na harmonização da gastronomia com os vinhos.

Trata-se de um guia com todos os restaurantes a concurso, incluindo informação actualizada sobre os restaurantes, com coordenadas GPS, menus e vinhos propostos.
Ambição antiga da instituição presidida por Luciano Vilhena Pereira, o guia visa também dar maior visibilidade ao esforço na promoção dos vinhos da Região Demarcada do Douro.

De âmbito mais regional na primeira edição, em 1999, quando envolveu apenas Porto, Gaia e Douro, o concurso contou com a participação de apenas 24 restaurantes, número que, 10 anos volvidos, subiu para o recorde de 101, o que, ainda segundo Luciano Vilhena Pereira, "implicou um maior grau de exigência na atribuição das medalhas de ouro (nove em 100)", com o júri a impor "critérios mais apertados, principalmente no que respeita às temperaturas de serviço e às harmonias propostas".

Fonte: Notícias do Douro