Início\ Informação \ Notícias
França: Milhares de viticultores reclamam por ajudas
O Ministro da Agricultura francês, Bruno Le Maire, sugeriu aos viticultores de Languedoc a conquista de novos mercados de exportação, no dia seguinte ao da manifestação dos viticultores em Montpellier, para reclamar ajudas do Estado

O Sindicato dos Viticultores do Midi reuniu naquela cidade do sul da França 10.000 viticultores numa manifestação (3.500 segundo o Governo) para protestar pela grave situação que o sector atravessa. Denunciam perdas de 1.000 € por ha/ano e pretendem beneficiar de ajudas por hectare como outros subsectores, uma repartição equitativa dos benefícios na cadeia produtiva, já que actualmente é a distribuição a grande beneficiada. Pretendem ainda a redução dos encargos sociais e fiscais e medidas relativas ao seguro da vinha.

Durante a manifestação, Philippe Vergnes, o presidente do Sindicato promotor, exigiu "respostas apropriadas e imediatas" face à "urgência" da situação, dirigindo-se directamente ao Presidente da República. As recentes medidas a favor da agricultura "não são  adaptadas à viticultura", disse.

 

Fonte: Agroportal / Agrodigital e Agrisalon