Início\ Informação \ Notícias
Cartaxo preside à Rede Europeia das Cidades do Vinho
No passado dia 28 de Novembro, na cidade de Montilla – Região da Andaluzia – realizou-se a XIII Assembleia Geral da RECEVIN que aprovou, para além da Conta de Gerência e do Plano de Actividades para 2010 da associação, o novo Conselho de Administração da RECEVIN para o biénio 2010/2011

Paulo Caldas, presidente do município do Cartaxo, vai assumir a presidência da RECEVIN ficando as duas vice-presidências entregues aos presidentes das associações de municípios do vinho de Espanha e de Itália. A tesouraria da RECEVIN fica entregue ao presidente da associação de municípios do vinho de França.

A RECEVIN aglutina cidades e municípios do vinho da Alemanha, Áustria, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Itália e Portugal.

A RECEVIN tem como missão fundamental a promoção do vinho europeu - quer enquanto produto, quer enquanto elemento constituinte da cultura dos povos europeus - desenvolvendo diversas actividades, entre as quais a realização do Concurso Europeu de Vinhos, a eleição da Cidade Europeia do Vinho, acções de formação e estágios profissionais, assim como lobbying junto de instituições públicas e privadas ligadas ao vinho e ao mundo rural.

A RECEVIN estabeleceu como prioridades de intervenção para 2010 as actividades de lobbying junto das instituições europeias, o avanço de programas de acção no âmbito do enoturismo e ainda a concretização de estudos e projectos explicativos das causas e soluções para o impacto das alterações climáticas na produção do vinho e no mundo rural.

Paulo Caldas, também presidente da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), considera que "esta presidência é um grande desafio", assumindo que Portugal vai liderar a RECEVIN "num quadro de grande competitividade dos vinhos europeus a nível mundial e também de grandes alterações institucionais no sector."

O novo conselho de administração que foi aprovado em assembleia-geral - por unanimidade e aclamação - é ainda composto pelo município de Lamego e por mais dois municípios italianos, dois municípios espanhóis, um francês e dois gregos. Carmé Ribas mantém a secretaria-geral da RECEVIN.

Nesta assembleia-geral foi aprovada a entrada do município de Santarém para a RECEVIN.

A 29 de Janeiro, na cidade de Beja, vai realizar-se uma homenagem a Floriano Zambon, pelo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 4 anos ao serviço da RECEVIN.