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Promoção dos produtos agrícolas da UE no exterior
A Comissão Europeia (CE) aprovou medidas para divulgar e promover os seus produtos agrícolas nos países terceiros

Os Estados-Membros apresentaram 20 programas à apreciação da Comissão. Os 10 programas aceites foram apresentados pela França, Grécia, Itália, Lituânia, Polónia, Portugal e Roménia. Os produtos em questão são IGP e DOP, vinhos, frutas e produtos hortícolas, carne, bebidas espirituosas, azeite e produtos biológicos. A contribuição da UE ascende a 11,1 milhões de euros (50% do orçamento total dos programas).

«A qualidade dos produtos da UE não tem rival", declarou Mariann Fischer Boel, Comissária para agricultura e o desenvolvimento rural. "Aumentar a sua visibilidade nos mercados fora da UE é a nossa grande prioridade. Antevejo desde já um enorme potencial de vendas nos mercados externos, onde as pessoas se interessam pela história destes produtos alimentares e vinhos de grande qualidade. Ao investir em campanhas de promoção e de informação sobre os nossos produtos no estrangeiro, a União Europeia demonstra o seu empenhamento para fazer face a este desafio.»

O programa português aceite pela Comissão Europeia foi apresentado pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), tem a duração de três anos e um orçamento de 2.066.260 de euros, dos quais 50% co-financiados pela CE, e visa a promoção dos vinhos verdes na Suíça, na América Latina, na América do Norte e na Noruega.

Programas de informação e de promoção aceites - 2009 [PDF]

 Fonte: Agroportal / CE