Início\ Informação \ Notícias
Portugal assume presidência da Rede Europeia das Cidades do Vinho
Nos dias 27, 28 e 29 de Novembro, realizou-se em Montilla - Espanha a XIII Assembleia Geral da Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN)

Em Montilla as cidades europeias do vinho reuniram-se em Assembleia Geral, para elegerem o novo Conselho de Administração. Paulo Caldas, Presidente do Conselho Directivo da AMPV e Presidente do Município do Cartaxo, foi eleito por unanimidade como novo Presidente desta rede Europeia e o Município de Lamego, que detêm a Presidência da Assembleia Intermunicipal l da AMPV como membro da direcção desta rede.

Desta Associação fazem ainda parte as seguintes cidades Portuguesas: Santo Tirso, Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Reguengos de Monsaraz e Santarém, cuja entrada foi aprovada nesta Assembleia.

Na tomada de posse o novo presidente destacou o trabalho realizado pelo presidente cessante Floriano Zambon (Itália) e assume que "a representação do vinho e das suas gentes é um cargo de grande responsabilidade", considerando "que é essencial alavancar o projecto de Enoturismo Europeu", neste contexto na próxima reunião do Conselho de Administração será iniciado a preparação do próximo dia Europeu do Enoturismo.

Uma das prioridades da acção desta Rede é desenvolver as relações de interesse comum para todas as cidades do vinho a nível europeu, interagindo com líderes políticos e públicos para o apoio e consolidação das actividades da RECEVIN. A preocupação com as alterações climáticas e a sua influência para as produções vitivinícolas será outra das acções prioritárias.

Foi proposto ainda pelo Vice-presidente Sr. José Fernando Bódalo (Presidente do Município de San Juan, Espanha) e aceite pela Assembleia, solicitar aos eurodeputados dos países representados, Itália, Espanha, França, Grécia e Portugal que subscrevam a proposta de declaração do Ano Europeu do Enoturismo.

A Assembleia terminou com um convite do Sr. Paulo Caldas para uma degustação de vinhos Portugueses, que se seguiu no átrio das instalações.

Fonte:  Agroportal / AMPV