Início\ Informação \ Notícias
Vinha Formal é o primeiro espumante português com o título Single Vineyard
Distribuído em exclusivo pela Vinalda, novo rótulo dá ao consumidor a garantia de qualidade

O Vinha Formal tornou-se o primeiro espumante nacional a receber o rótulo de Single Vineyar (vinhedo único). Distribuído em exclusivo pela Vinalda, a mais antiga distribuidora de vinhos em Portugal, este reconhecimento dá ao consumidor uma garantia de qualidade contínua e comparável. Sabendo-se como o solo e a localização influem na qualidade de um vinho, esta é a garantia de que este espumante não varia de origem. Esta vinha, com o nome Formal, cresce num solo argilo-calcário, o que dá uma matiz aromática a Pão Torrado a este espumante verdadeiramente inconfundível, o que só se encontra nos melhores champanhes, sobretudo nos Single Vineyard como é o caso do Clos du Mesnil, da Krug, ou no Clos des Goisses, do Philliponat.

Para a produção deste espumante foi feita uma primeira vindima no dia 26 de Agosto, em iguais proporções das duas castas (50 por cento Bical, 50 por cento Touriga Nacional). O mosto fermentou em barricas de carvalho de segundo ano durante um mês - barricas essas onde, no ano anterior, o Vinho Branco Vinha Formal havia fermentado e estagiado. Após esse período foi engarrafado e esteve sobre a borra durante nove meses, período legal para poder obter a denominação de Bairrada.

Para comprovar a capacidade de envelhecimento deste Espumante, que combina a mineralidade do Bical e a acidez da Touriga Nacional, serão guardadas 500 garrafas em fermentação, para comercialização 2 ou 3 anos após a colheita. O Espumante Vinha Formal acompanha carnes assadas, peixes gordos assados no forno, mariscos, sobremesas doces e uma bela conversa a dois.

Fonte:  Agroportal / Mediana