Início\ Informação \ Notícias
Hong Kong: Importações de Vinho sobem 41%
Em Hong Kong, os valores das importações de vinho em 2009 (período de Janeiro a Setembro) atingiram 2,71 mil milhões de dólares (240 milhões de euros, aproximadamente). Este valor representa um aumento de 41% relativamente ao período homólogo de 2008

De acordo com as declarações de Rita Lau, Secretária do Comércio e Desenvolvimento Económico de Hong Kong, estes números reflectem a resposta positiva do mercado à supressão de direitos e taxas sobre o vinho. Esta supressão terá ainda trazido outros benefícios económicos nas vertentes do turismo, feiras e outras actividades relacionadas com a promoção das marcas, criando novas oportunidades de emprego.

Em 2009, foram já realizados 40 leilões de vinhos no território, com vendas globais totalizando 496 milhões de dólares. A indústria prevê que, em volume de vendas, Hong Kong ultrapasse este ano Londres como o segundo maior centro de leilões mundial, a seguir a Nova Iorque.

O Governo pretende, através da Hong Kong Quality Assurance Agency, ajudar a indústria na implementação de um sistema de certificação para a armazenagem de vinho, de forma a garantir a sua normalização e cumprimento de requisitos.

A Secretária do Comércio declarou ainda que esperam implementar este sistema ainda em 2009, reportando-se inicialmente às instalações de armazenagem, com possibilidade de se vir a estender a outros equipamentos logísticos, tais como veículos de transporte. Declarou ainda que o Governo de Hong Kong está a trabalhar em diversas frentes, no sentido do reforço da posição do território enquanto porta de entrada na região para o sector do comércio e distribuição de vinhos.

Fonte: news.gov.hk

Fonte: