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Sogrape Vinhos adere a projecto para promover a biodiversidade
A Sogrape Vinhos é a primeira empresa portuguesa do sector vitivinícola a aderir à “Operação Polinizador” – um projecto pioneiro que visa promover a biodiversidade nas vinhas através da estimulação do aumento de polinizadores, contribuindo assim para uma melhoria do ambiente e da sociedade

Tomilho, rosmaninho e alecrim - estas são apenas algumas das plantas silvestres autóctones do Douro que serão plantadas nos taludes das vinhas da Quinta do Seixo em inícios de 2010. O objectivo? Aumentar a biodiversidade, nomeadamente no que diz respeito a espécies polinizadoras, como abelhas selvagens, borboletas e outros insectos polinizadores.

Uma medida inovadora em Portugal no sector vitivinícola, que tem várias vantagens: por um lado, promove o desenvolvimento de organismos que actuam como polinizadores naturais, com evidentes benefícios para o ambiente.

Por outro lado, contribui também para a reintrodução da flora e da fauna autóctones do Douro, permitindo o aumento do conhecimento sobre esta última. Mais ainda, este projecto contribui também para uma maior consistência das produções em qualidade e quantidade - perante uma maior densidade de plantação, é natural uma maior densidade de raízes, cuja absorção de água permite que os solos se mantenham mais húmidos, e que actua ainda como um "esqueleto" que diminui a erosão destes últimos.

Francisco Ferreira, CEO da Sogrape Vinhos, afirma: "Como empresa produtora de vinhos líder em Portugal, pretendemos dar um exemplo positivo nas mais diversas áreas, sendo a prática de uma agricultura sustentável e integrada uma das nossas preocupações. Este é mais um passo pioneiro dado pela Sogrape Vinhos no sentido de ir ainda mais longe no que diz respeito a estas práticas, associando-se a um projecto que permite não só melhorar a produtividade das suas culturas, mas que acima de tudo contribui para a protecção do ambiente."

Os vinhos com origem em uvas ao abrigo da "Operação Polinizador" serão facilmente identificáveis nos locais de venda através de um selo colocado nas garrafas.

Este projecto é promovido pela Syngenta (www.syngenta.pt), empresa líder mundial no negócio agrícola, que actua na área da investigação e desenvolvimento de sementes e produtos fitofarmacêuticos.