Início\ Informação \ Notícias
Vinhas da Ciderma em Grande
A conceituada revista americana "Wine Spectator", na edição de 16 de Novembro 2009, classificou com 93 pontos (em 100) o vinho do Douro Vinhas da Ciderma D.O.C. Reserva Tinto 2004 e com 89 pontos o vinho Donzel D.O.C. Colheita Tinto 2005.

Uma excelente pontuação só ao alcance de grandes vinhos da região. Estas duas marcas pertencem à empresa Vinhas da Ciderma SA, propriedade da enóloga Mónica Figueiredo.

Esta classificação vem premiar toda a dedicação e investimentos realizados ao longo dos últimos anos por Mónica Figueiredo nas suas vinhas e adega, situadas em S.Leonardo de Galafura.

 

ORIGEM

As VINHAS DA CIDERMA localizam-se na encosta sul do Miradouro de S. Leonardo de Galafura, Concelho de Peso da Régua. As vinhas estendem-se na margem direita do Rio Douro, à cota de 150 metros, até aos 300 metros de altitude, em patamares de xisto. As VINHAS DA CIDERMA são cultivadas em sistema de Produção Integrada e estão integralmente licenciadas para produção de Vinho do Porto Letra A.

 

ELABORAÇÃO

Fermentação em lagares de granito com pisa tradicional e controlo de temperatura de fermentação. Estágio de doze meses em barricas de Carvalho Francês.Tratando-se de um produto natural não filtrado está sujeito a criar depósito.

Antes de ser consumido deve ser colocado à temperatura de 17/18ºC.

 

NOTAS DE PROVA

Cor rubi aroma frutado e intenso com sabor complexo e equilibrado, presença de taninos macios e com um final de boca longo e persistente. Vinho não filtrado sujeito a criar depósito. Servir com cuidado e á temperatura de 17/18ºC.