Início\ Informação \ Notícias
Adega de Monção reforça aposta no mercado estrangeiro
Depois de fechar 2009 como o melhor ano de sempre, a Adega Cooperativa Regional de Monção vai reforçar em 2010 a aposta no mercado externo, nomeadamente angolano, brasileiro, norte-americano e francês, através de parcerias com marcas de referência mundial.

O orçamento para o próximo ano, já aprovado em Assembleia Geral, prevê mais de 11 milhões de euros de vendas.

Num ano de leve retoma da economia mundial, a Adega de Monção quer aumentar a exportação dos produtos que produz e manter, a nível interno, a liderança do Deu-La-Deu e a notoriedade de que goza a marca Muralhas nos vinhos verdes de grande consumo.

A estratégia da adega passa pelo estabelecimento de parcerias com marcas de referência de distribuição moderna e pela presença em várias feiras internacionais, como, por exemplo, a PROWEIN 2010, considerada a maior iniciativa do género à escala mundial.

Em face do aumento sustentado das exportações, a Adega de Monção irá assim reforçar o esforço de internacionalização junto de mercados como os de Angola, Brasil, EUA e França.

Iniciada em 2008, a tendência para a captação de novos segmentos de mercado com maior valor acrescentado será igualmente mantida em 2010, com o aumento da produção do Muralhas Rosé e a produção de espumantes em volumes e a custos de produção competitivos.

Não por acaso, a adega vai investir na construção de um armazém de produto acabado, com cave para estágio de espumantes, na melhoria da recepção do pólo de Melgaço, na aquisição de equipamentos para a melhoria da qualidade do produto e na flexibilidade produtiva, na expectativa de optimizar a capacidade instalada. Outro investimento será a aquisição de uma linha completa de engarrafamento de espumante.

O plano de investimentos para 2010 contempla uma verba de quase 1,7 milhões de euros, de um montante global de 2,5 milhões que sustentou uma candidatura, em Julho de 2008, ao PRODER, um programa que visa o apoio ao desenvolvimento rural, para o período 2007-2013, aprovado pela Comissão Europeia.