Início\ Informação \ Notícias
Mealhada aderiu aos “Momentos Especiais Com Vinhos Nacionais”
A Câmara Municipal da Mealhada aderiu à campanha “Momentos Especiais Com Vinhos Nacionais”, que a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) está promover nesta quadra natalícia

A campanha, que visa promover os vinhos portugueses e sensibilizar os consumidores para o consumo e/ou oferta de vinhos de produtores regionais, decorre até a próxima quarta-feira, 6 Janeiro. A nível nacional, sob a direcção da AMPV, e a nível local, sob a responsabilidade dos municípios aderentes.
"Ofereça vinhos e produtos regionais do nosso município" é a proposta/sugestão que a campanha pretende veicular, através dos órgãos de comunicação social, dos diversos suportes publicitários e apoiada em sinergias com os produtores, a restauração e o comércio local, de forma a dinamizar a procura destes produtos regionais, na época de Natal.
No município da Mealhada, de velhas tradições vitivinícolas, existem oito produtores de vinho cujos produtos integram a marca "4 Maravilhas da Mesa da Mealhada", criada e dinamizada pela autarquia e que é já uma garantia de qualidade.

Vinhos "4 Maravilhas da Mesa da Mealhada" em Espanha

A Câmara Municipal da Mealhada esteve, no último fim-de-semana de Novembro, na cidade espanhola de Montilha (Andaluzia), por ocasião da XIII Assembleia Geral da RECEVIN e da tomada de posse do presidente da Câmara do Cartaxo, Paulo Caldas (actual presidente da AMPV), enquanto presidente do Conselho de Administração da rede europeia de cidades do vinho para o biénio 2010/2011.
A ocasião foi pretexto para uma exposição - e prova - de vinhos portugueses, na qual estiveram presentes os vinhos dos oito produtores do concelho da Mealhada.
A título de curiosidade, refira-se que o brinde à nova direcção da RECEVIN foi feito com espumantes dos produtores da Mealhada.

Prioridades RECEVIN para o ano de 2010

A RECEVIN tem como missão fundamental a promoção do vinho europeu - quer enquanto produto, quer enquanto elemento constituinte da cultura dos povos europeus -, desenvolvendo diversas actividades, entre as quais a realização do Concurso Europeu de Vinhos, a eleição da Cidade Europeia do Vinho, acções de formação e estágios profissionais, assim como "lobbying" junto de instituições públicas e privadas ligadas ao vinho e ao mundo rural.
A RECEVIN estabeleceu como prioridades para 2010 as actividades de "lobbying" junto das instituições europeias, o avanço de programas de acção no âmbito do enoturismo e, ainda, a realização de estudos e projectos explicativos das causas e soluções para o impacto das alterações climáticas na produção do vinho e no mundo rural.

 Fonte: Jornal da Mealhada