Início\ Informação \ Notícias
Adega de Monção vai investir 2,5 milhões em dois anos
Espumante

A Adega Cooperativa de Monção vai investir 2,5 milhões de euros nos próximos dois anos na aquisição de uma linha de engarrafamento para espumantes e na construção de um armazém logístico, com cave de estágio para espumantes, assim como outros melhoramentos no frio, em equipamentos de laboratório e em fermentação de vinho branco.

O objectivo é atingir um volume de vendas de 11 milhões de euros em 2010. Pelo caminho, a cooperativa pretende também reforçar a aposta no mercado externo, nomeadamente Angola, Brasil, EUA e França.

Nesta altura, o mercado nacional representa apenas entre 18% a 20% das vendas da cooperativa e, por isso, este ano há uma aposta no reforço da exportação, nomeadamente através de parcerias com marcas de referência mundial de distribuição moderna e da presença em várias feiras internacionais. Uma dessas feiras será a ProWein, em Düsseldorf, na Alemanha, "considerada a maior iniciativa do género à escala mundial".

A Adega de Monção conheceu em 2009 "o seu melhor ano de sempre", produzindo 3,2 milhões de litros de vinho branco e 1,3 milhões de tinto. Fundada a 11 de Outubro de 1958 por 25 viticultores, a Adega tem hoje, cerca de 1800 sócios e uma facturação de 12,5 milhões de euros, números de 2007, o sétimo ano consecutivo de crescimento das vendas.

 Fonte: DN