Início\ Informação \ Notícias
Cresce o interesse pelo enoturismo de Favaios
A BTL (Feira Internacional de Turismo) 2010 foi palco de várias iniciativas de empresas nacionais ligadas à Vinicultura

A Adega Cooperativa de Favaios teve a oportunidade de divulgar as suas marcas e a região, famosa pelos seus Moscatéis. Inserida no stand do Douro, a Adega de Favaios sentiu uma forte procura de amantes do enoturismo que buscam mais conhecimento sobre este património paisagístico e arquitectónico, assim como pela cultura e produção dos Moscatéis de Favaios.

Cerca de 50 novos turistas visitam a Adega de Favaios por semana, para além dos profissionais e especialistas nacionais e internacionais do sector.

O património rico, formado pela enoteca, as padarias artesanais, as casas brasonadas, as visitas guiadas às quintas dos sócios da Adega de Favaios e as provas de vinhos, desperta um interesse cada vez mais crescente pelo contacto directo com as fortes tradições de Favaios.

Com 55% de quota de mercado, só na zona do Porto, e 24% a nível Nacional a Adega de Favaios colocou em exposição na BTL alguns dos seus Moscatéis mais premiados, como foi o caso do Moscatel Favaios 10 Anos, premiado mundialmente em vários concursos internacionais ("Grande Medalha de Ouro no Vinitaly 2008" e "Medalha de Ouro no Monde Selection 2009", "Sélections Mondiales des Vins 2009", "Les Citadelles du Vin 2009", "Moscatéis do Mundo", "Vinnaya Karta Open 2009", em Moscovo) sendo apreciado pelo Ministro Vieira da Silva e o Secretario de Estado e Turismo, quando das suas visitas ao stand.

O Moscatel de Favaios, eleito para servir, entre outros, o casamento da rainha Isabel II de Inglaterra, em 1947, é o mais conhecido produto da Adega e da região do Douro. Contudo, também hoje, o outro produto da Adega de Favaios o Favaíto é já considerado como o "aperitivo nacional", correspondendo a 45% da facturação da Adega.

Fonte: