Início\ Informação \ Notícias
Medalha de Ouro para o Vinho da Quinta do Couquinho em Concurso na Alemanha
A Quinta do Couquinho foi galardoada no concurso Premium Select Wine Challenge Prowein 2010, promovido pela revista alemã Selection, que atribuiu uma Medalha de Ouro ao seu Tinto Grande Reserva 2007 DOC Douro

Este concurso está aberto a vinhos das várias regiões do mundo, tendo como condição de acesso que o seu preço de venda não seja inferior a 4 euros.  

As amostras foram submetidas a provas cegas realizadas por especialistas internacionais, de acordo com a regulamentação em vigor na Comunidade Europeia.

Os produtos cuja classificação atinja 85 pontos (numa escala de 100) recebem um certificado. Acima desta pontuação, os vinhos são premiados com medalhas.

Os vinhos incluídos nos 20% melhor classificados do concurso serão incluídos na edição de Primavera desta publicação o que significa serem divulgados junto de uma audiência de mais de 100.000 leitores regulares da Alemanha, Áustria e Suíça que inclui 3.000 traders, na altura da grande feira de vinhos Prowein. O anúncio dos vencedores ficará ainda disponível no site da revista em www.selection-online.com.

O Grande Reserva 2007, resulta do trabalho do reputado enólogo João Brito e Cunha e do enólogo Victor Rabaçal e tem na sua origem as melhores uvas das castas tradicionais da região: Touriga Nacional, Tinta Roriz e Touriga Franca.

As uvas foram vindimadas à mão, no seu ponto ideal de maturação, pretendendo-se que apresentem uma maturação pujante, conduzindo a maiores concentrações aromáticas e polifenólicas. A vinificação foi feita em lagar, com pisa a pé com fermentação em cubas inox, permitindo assim que os constituintes de qualidade presentes nas películas das uvas bem maduras, passassem suavemente para o vinho, com ligeiras remontagens e macerações prolongadas.   

Após a fermentação maloláctica o vinho estagiou em barricas novas de Carvalho Francês - Taransaud e François Frères -  de 225 litros durante 16 meses.

Foram engarrafadas um total de 4340 garrafas de 750ml e 363 de 1500ml (Magnum) .