Início\ Informação \ Notícias
Beja tornou-se oficialmente Cidade do Vinho 2010
A cerimónia, que na sexta-feira à noite decorreu no Pax-Júlia, marcou o arranque oficial da iniciativa “Beja Cidade do Vinho 2010”

Um evento que vai proporcionar a realização de várias actividades, ao longo do ano, que vão fazer do concelho e da região o foco da promoção vinícola.

Jorge Pulido Valente, presidente da autarquia bejense, afirmou que esta é uma oportunidade para todos os sectores e para levar o nome de "Beja" não só a outros pontos do País mas também do estrangeiro.

A cerimónia foi presidida pelo ministro da Agricultura, António Serrano, disse que a distinção atribuída a Beja, pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho, é um exemplo de "boa prática", que demonstra a capacidade de mobilização que existe nesta região e que numa altura como esta, de crise, é fundamental "não baixar os braços".

António Serrano afirmou ainda que não "podemos voltar as costas" aos agricultores e à agricultura" e que é preciso desenvolver novas politicas que permitam fixar aqueles que estão nas terras a desenvolver actividades dirigidas à produção agrícola, fundamental para a soberania alimentar. Para António Serrano o "agricultor" é um elemento chave do território que tem que ser apoiado e incentivado.

Na cerimónia tomaram também posse os novos orgãos sociais da AMPV-Associação de Municípios Portugueses do Vinho para o próximo quadriénio.