Início\ Informação \ Notícias
Vinhos portugueses premiados na Alemanha
A conceituada revista alemã do sector de vinhos "Weinwirtschaft", publicada pela Meininger, principal editora alemã especializada em vinhos, premiou recentemente o "Fabelhaft 2007 DOC Douro" do produtor Dirk Niepoort, como o melhor vinho tinto do ano no mercado Alemão e, na categoria "Best to Buy, atribuiu o segundo lugar ao vinho "Paço de Serviçaria 2008" da Dão Sul

Pela primeira vez em vários anos, esta conceituada revista do sector premeia um vinho português como melhor vinho do ano.

A lista dos 100 melhores vinhos no mercado Alemão, que apenas considera vinhos com vendas superiores a 10 mil garrafas, foi publicada na edição de Janeiro da revista "Weinwirtschaft".

Para Sascha Speicher, redactor responsável da revista: "Não haverá outro tinto que integre tão perfeitamente todas as características exigidas a um verdadeiro número um, seleccionado de um total de 100 vinhos do ano apresenta óptima qualidade, larga distribuição, excelente renome, packaging genial e preço razoável e adequado. Resumindo, o "Fabelhaft 2007 DOC Douro" foi o vencedor incontestado do ano de 2009".

A ViniPortugal, associação inter-profissional privada no sector do vinho, tem intensificado o seu trabalho ao nível da promoção dos vinhos portugueses no mercado alemão e foi nesse âmbito que coordenou a presença institucional dos vinhos portugueses na Feira "Fórum Vini 2009".

Dos 214 vinhos a serem apresentados na zona da prova da Feira, a revista "Weinwelt" escolheu três vinhos portugueses entre os dez melhores: o "Plansel Selecta Touriga Nacional Colheita Seleccionada 2007" (na posição 2), o "Plansel Selecta Touriga Franca Colheita Seleccinada 2007" (na posição 3) e "Vinho do Almo, Escolha 2006" (na posição 6) da Herdade do Perdigão.

Para Miguel Nora, Area Manager da ViniPortugal para o mercado alemão, "estes exemplos demonstram mais uma vez a qualidade e a notoriedade crescente dos vinhos portugueses na Alemanha (e um pouco por toda a Europa), fruto de um trabalho que tem vindo a ser feito neste mercado tanto pela ViniPortugal como pelos produtores nacionais".

Actualmente, os vinhos Portugueses ocupam o nono lugar em termos de importação do mercado alemão, segundo dados recentemente divulgados pelo "Deutscher Weinbauverband", referentes ao ano móvel de Novembro de 2008 a Outubro de 2009. Neste período, e apesar da forte contracção económica verificada, o valor das importações de Vinhos Portugueses aumentou 9,2% face ao período homólogo, o que originou uma subida da quota de importação de 1,6% para 1,7%.