Início\ Informação \ Notícias
50 melhores vinhos portugueses eleitos em Londres
No da 11 de Fevereiro, foram conhecidos e provados no Caledonian Club, na cidade de Londres, os 50 melhores vinhos portugueses.

Sarah Ahmed é uma conceituada jornalista britânica do sector vitivinícola. Em 2009 foi eleita pela APWI - Association of Portuguese Wine Importers, como a melhor jornalista do ano no contexto dos vinhos portugueses, ficando responsável pela selecção dos 50 melhores vinhos desta edição. Para tal, a jornalista visitou mais de 50 quintas e produtores portugueses com vista a aumentar o seu conhecimento sobre estes produtos.

"A ideia de promover os vinhos portugueses através deste evento surgiu especificamente porque há cinco ou dez anos atrás, poucas pessoas no Reino Unido acreditavam que Portugal podia produzir vinhos de alta qualidade. Esta amostra, já na sua quinta edição, tem permitido provar que os nossos vinhos nacionais estão ao nível do que outras nacionalidades produzem colocando definitivamente Portugal no mapa dos países produtores de grandes vinhos", refere Ana Sofia Oliveira, Area Manager da ViniPortugal para o Mercado do Reino Unido.

As escolhas dos "50 Melhores Vinhos" nas anteriores edições ficaram a cargo de jornalistas de renome do sector como Richard Mayson, Tim Atkin, Charles Metcalfe, Simon Woods e Jamie Goode. Este evento tem contribuído de forma significativa para o reconhecimento dos vinhos portugueses neste mercado.

No Reino Unido os vinhos portugueses registaram em 2009 crescimentos na ordem dos 10% em volume e 14% em valor, num mercado que no seu conjunto, embora esteja em expansão, tem um registo global muito abaixo destes valores.