Início\ Informação \ Notícias
Festival Montreal: Portugal é o país em destaque
Os Vinhos do Douro e Porto vão brilhar sob os holofotes do "Festival Montreal en Lumière", no Canadá, de 18 a 28 de Fevereiro

Portugal vai ser o país em foco na edição de 2010 e o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) promove, na ocasião, acções de charme para cativar as atenções das esperadas 750 mil pessoas que em 2009 marcaram presença naquela cidade canadiana.

Inserida no Plano de Promoção para 2010, esta iniciativa vai de encontro aos objectivos traçados pelo IVDP para este ano, através da divulgação do Vinho do Porto em festivais internacionais e de cinema, feiras e exposições além fronteiras.

O "Festival Montreal en Lumière" (Montreal Iluminada) é o maior evento cultural e de gastronomia e vinhos promovido durante o Inverno naquela cidade, culminando sempre com a denominada "Noite Branca", na qual se oferecem espectáculos contínuos pela noite dentro. No quadro das actividades promocionais no Canadá, o IVDP vai, pela primeira vez, participar no Festival Montréal en Lumière, entre 17 a 28 de Fevereiro, no Complexe Desjardins, na cidade de Montreal. Este festival conta com a visita de vários elementos da S.A.Q. - o monopólio regulador do estado do Québec.

Dentro do programa de actividades a desenrolar, está previsto a participação do Vinho do Porto no Mini Salon, de 17 a 20 de Fevereiro, onde o IVDP estará activo em três vertentes:

- Provas de Vinho do Porto de categoria especial num stand permanente;

- Seminários comentados sobre o Vinho do Porto e queijos canadianos;

- Seminários comentados sobre o Vinho do Porto e chocolates.


Com um orçamento anual na ordem dos 6,5 milhões de dólares canadianos (cerca de quatro milhões de euros), subsidiado na maior parte pelos governos provincial e federal, este festival de Montreal é já uma referência mundial.