Início\ Informação \ Notícias
Exposição imagens do Vinho do Porto | Rótulos e Cartazes
O MUSEU DO DOURO inaugura no próximo dia 26 de Fevereiro, pelas 18h00, a Exposição "Imagens do vinho do Porto: rótulos e cartazes".

Com esta exposição, o Museu do Douro cumpre mais uma vez a sua missão de inventariar, estudar, divulgar e preservar os diferentes tipos de património associados à Região Demarcada do Douro e ao seu maior produto: o vinho do Porto. Rótulos e cartazes são elementos essenciais da imagem deste produto ícon no país e além fronteiras.

"Numa época em que o marketing e a comunicação reforçam a sua importância na consolidação de complexas estratégias institucionais, empresariais ou sociais, o Museu do Douro aproveita a sua relação particular com o sector empresarial dos vinhos do Douro e Porto para, através de uma revisitação de diversos rótulos de vinho do Porto, difundir múltiplas formas e conteúdos criativos produzidos".

Elisa Pérez Babo, presidente da Fundação Museu do Douro, explica desta forma a importância e a pertinência da exposição "Imagens do vinho do Porto: rótulos e cartazes, que inaugura na próxima sexta-feira, dia 26 de Fevereiro, pelas 18h00, na sede do Museu do Douro (Peso da Régua). A exposição permanecerá até ao dia 2 de Maio (inclusive).

O design das embalagens, dos rótulos e cartazes de vinho do Porto desde cedo desempenhou um papel importante na construção da imagem deste produto enquanto produto internacional. Como escreve Francisco Providência, Comissário da exposição, a história das embalagens do vinho do Porto "relata uma sequência de acontecimentos e de formas que traduzem a evolução teórica das estratégias que subjazem à sua afirmação global. Olhando para as suas embalagens, rótulos e/ou cartazes impressos, até à primeira metade do século XX, verificamos a adopção de diferentes estratégias de persuasão visual que mais não são do que a tentativa de superação da experiência organoléptica do vinho, pela sua representação visual".

Ou seja, com o objectivo de vender e posicionar o vinho do Porto nos mercados internacionais, as diversas casas exportadoras adoptaram estratégias de comunicação diversas. Entre os arquétipos comunicacionais dessa época, o mais curioso é talvez a conotação do vinho do Porto com as suas qualidades, sanitárias e psicotrópicas, na luta contra a neurostenia (depressão) e a debilidade física (anemia), justificando o seu engarrafamento e comercialização por farmácias e organizações de saúde.

Foi no entanto a forma mais lacónica e discreta - a valorização denotativa das qualidades técnicas do vinho, ano e local de colheita, castas, quintas de origem, cotas dos vinhedos, tipo de envelhecimento, apreciação organoléptica, categoria, etc., - que marcou o sentido da qualificação e diferenciação do vinho do Porto.

A exposição que agora inaugura pretende elucidar o visitante sobre a importância da embalagem, marca e cartaz do vinho do Porto, contextualizando emocionalmente o consumo, mas também despertá-lo para a necessidade de uma linha que caracterize a imagem genérica do vinho do Porto e lhe dê identidade enquanto produto, facilitando assim a sua comunicação.

A exposição incluirá rótulos e cartazes originais, bem como reproduções ampliadas, que darão origem a um catálogo. Colaboraram para a realização desta exposição empresas de artes gráficas, empresas de vinho do Porto e coleccionadores privados. Esta exposição contou ainda com apoios comunitários, que financiaram a investigação e o catálogo, bem como o apoio do El Corte Inglés e do IVDP.