Início\ Informação \ Notícias
Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados
O Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados, a maior prova cega em Portugal e o único concurso de vinhos de âmbito nacional, vai realizar-se de 11 a 14 de Maio.

Para a edição deste ano, foi criado um Conselho Geral, designado por OCN - Organização Nacional do Concurso e que funcionará como órgão consultivo da Direcção do CNVE. Da OCN, fazem arte o   IVV, Viniportugal, IVDP, ANDOVI, APE, programa "Wine in Moderation", EFACEC, Riedel, CPCIS, Jumbo, Olitrem, ISA, ESAS e APJE.

A Organização Nacional do Concurso, convidou para a edição 2010, o Master Sommelier João Pires  para ser o seu consultor técnico. João Pires é head sommelier do Gordon Ramsay, restaurante em Londres que detem três estrelas Michelin. Estarão também presentes 200 provadores, mais 30 que na edição anterior, entre os quais Masters Sommeliers e Masters of Wine, jornalistas internacionais e brokers. 

O objectivo da organização, é atingir o patamar dos 800 vinhos, o que pode trazer reflexo comercial para os vinhos premiados no concurso. Os produtores que se inscreverem no concurso, terão à sua disposição copos Riedel (Touriga Nacional), idênticos aos utilizados por todo o júri do concurso.

Cada concorrente poderá apresentar a concurso um número máximo de oito vinhos diferentes, para a mesma denominação social; Somente serão aceites os vinhos produzidos em Portugal com a designaçãoDenominação de Origem Protegida (DOP) ou Indicação Geográfica Protegida (IGP) das seguintes categorias: Tranquilos, Espumantes,Licorosos ; Os vinhos, obrigatoriamente, devem ser engarrafados e indicar a sua Origem eano de colheita, em rótulos aprovados pela respectiva entidade certificadora.