Início\ Informação \ Notícias
Essência do Vinho reúne em Março 3000 vinhos e 350 produtores
O Essência do Vinho – Porto 2010 foi apresentado à Imprensa, tendo a organização revelado as principais acções do programa bem como a imagem oficial.

Nesta sétima edição, o evento reúne cerca de 3.000 vinhos de 350 produtores, nacionais e estrangeiros, decorrendo em paralelo um intenso programa de acções.

No primeiro dia, 4 de Março, quinta-feira, entre outras actividades será promovido o debate "Vinho com Moderação" e ainda uma Prova Vertical Moscatel de Setúbal da José Maria da Fonseca. Pela manhã, um conceituado painel de especialistas, nacionais e estrangeiros, elege pelo quinto ano consecutivo o TOP 10 dos Vinhos Portugueses, cujos vencedores serão divulgados no dia seguinte, sexta-feira.

Precisamente, dia 5 de Março será realizada a "Prova Comemorativa dos 100 Anos da República Portuguesa", com vinhos do Porto, Madeira e Moscatéis de Setúbal também centenários. Nesse mesmo dia serão revelados os vencedores do TOP 10 dos Vinhos Portugueses e entregues os prémios aos "Melhores do Ano" de 2009 pela revista WINE - A Essência do Vinho. Ainda nessa sexta-feira destaque para uma prova dos vinhos Casa Ferreirinha Reserva Especial.

No terceiro dia do evento, sábado, 6 de Março, de sublinhar as provas comentadas de Grandes Vinhos do Alentejo, a prova dos Independent Wine Grower's, de Champagnes Millésimes (com o "Master Sommelier" João Pires) e dos vinhos Pêra Manca e Scala Coeli da Fundação Eugénio de Almeida.

Domingo, 7 de Março, quarto e último dia do evento, realce, entre outras acções, para uma prova de Vinhos do Porto Vintage da Fonseca Guimaraens.

De acordo com Nuno Guedes Vaz Pires, director da Essência do Vinho, empresa que co-organiza o evento com a Associação Comercial do Porto, o programa desta sétima edição "volta a apresentar aspectos inovadores e capazes de despertar o interesse dos visitantes, não só através das acções já mencionadas como também pela presença de vários especialistas em vinhos e chefes de cozinha com trabalho reconhecido por estrelas Michelin, por exemplo".

Nuno Guedes Vaz Pires sublinha "o crescimento notável que o evento tem apresentado tendo, nas últimas seis edições, registado um valor total de quase 78.400 visitantes, sendo que cerca de 18.000 pessoas o visitaram em 2009".

IMAGEM OFICIAL ARROJADA

Prosseguindo a associação do vinho a outras manifestações culturais e artísticas, iniciada na edição de 2009 com uma pintura da artista plástica Ana Cristina Leite, o Essência do Vinho - Porto convidou desta feita um criador de moda para pensar a imagem oficial do evento em torno do "espírito do vinho".

O conceito inspirou o criador portuense Júlio Waterland, que desenhou um vestido vermelho, em mousseline de seda, com corpete drapeado e saia "evasée", para a manequim também portuense Joana Freitas.

"Do nome ‘Essência' partiu todo o conceito de espírito, de algo que pairasse sobre o Palácio da Bolsa, que se relacionasse com a liquidez do vinho. Daí surgiram as formas, o tecido, o efeito de vento que quisemos imprimir na sessão fotográfica para reforçar a tal ideia do tecido a pairar no ar", explica Júlio Waterland, que ainda caracteriza o resultado obtido como "uma imagem vigorosa, de um certo optimismo, que se relaciona com a moda, em termos de ‘glamour' e fantasia".

A produção fotográfica acabaria por se realizar no mais nobre dos espaços do Palácio da Bolsa, o Salão Árabe, sendo precisamente uma das portas do salão que surge em fundo na fotografia de Nuno Correia, que contou com pós-produção de Marco Dias e direcção de arte de Maria Adão.

"A imagem rompe com os cânones mais tradicionais que, em Portugal, estão ainda relacionados com o vinho. Da mesma forma, estabelece manifestos pontos de contacto com outras áreas criativas, neste caso com o mundo da moda", acentua Nuno Guedes Vaz Pires, director da Essência do Vinho. "É um exemplo de uma comunicação mais vanguardista e apelativa do vinho, que seja capaz de atrair novos públicos", enfatiza.