Início\ Informação \ Notícias
Empresário francês investe três milhões de euros em adega portuguesa inovadora
Um empresário francês está a investir três milhões de euros na construção de uma adega no Douro, São João da Pesqueira, que vai conciliar os métodos tradicionais de produção de vinhos e os mais sofisticados equipamentos.

Propriedade do investidor francês Roger Zannier, a Adega Quinta da Teixeira, que está a ser construída em Ervedosa do Douro, foi concebida pela empresa portuense "Oitoemponto" para «aliar a produção de vinhos de altíssima qualidade a uma arquitectura distinta».

Quem o afirma é a dupla Artur Miranda e Jacques Bec, da "Oitoemponto", que considera que além de atrair os apreciadores de vinho, a nova adega vai ser também um pólo de atracção turística para os apreciadores de arquitectura.

O responsável diz que o vinho é o «actor principal» desta adega que concilia os «métodos ancestrais de produção vinícola e os mais sofisticados equipamentos» e que vai abrir as portas para a próxima vindima, em Setembro.

Artur Miranda referiu que, para os diferentes patamares da produção, vai ser utilizada unicamente a força da gravidade, dispensando qualquer sistema mecânico de bombagem.

A movimentação do vinho graviticamente, nas suas diferentes fases, permite um «tratamento delicado e requintado do mesmo.

Com uma área de implantação de cerca de 850 metros quadrados, o edifício possui uma nave central com 20 metros de altura, e tem como matéria nobre o betão.

«O betão vai ficar à vista no edifício. Vamos tentar que a única peça que efectivamente sobressai neste monte seja só a nave principal», frisou.

Os arquitectos escolheram ainda dois materiais ligados ao vinho, como o vidro verde que alude às garrafas, que vai revestir o eixo central do edifício, e ainda o carvalho que vai revestir as paredes da sala de apresentação de vinhos.

Desde o início da sua concepção, o projecto está também a ser acompanhado pelo enólogo João Nicolau de Almeida.

Nesta adega, que está implantada num terreno com 23.500 metros quadrados, serão produzidos vinhos tintos e brancos DOC Douro, vinhos do Porto Single Quinta Vintage e Porto Branco.

 

Fonte: TSF