Início\ Informação \ Notícias
Essência do Vinho - Porto 2010 divulgou o "Top 10 dos Vinhos Portugueses"
Um júri internacional avaliou um total de 41 vinhos, em prova cega.

Esses vinhos haviam sido pré-seleccionados pelo Painel de Provas da revista WINE - A Essência do Vinho. O júri internacional de críticos e especialistas em vinho elegeu o melhor Vinho do Porto Vintage 2007, o melhor Vinho Branco 2008 e os oito melhores Vinhos Tintos 2007.

O Redoma Reserva 2008, produzido no Douro pela Niepoort, foi o primeiro classificado entre os vinhos brancos do "TOP 10 dos Vinhos Portugueses".

O Warre's Vintage 2007, produzido pela Symington Family Estates, foi o primeiro classificado entre os Vinhos do Porto.

Por fim, o Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa 2007, produzido no Douro pela Quinta do Crasto, foi eleito o melhor dos vinhos tintos do "Top 10 dos Vinhos Portugueses".

Na mesma cerimónia foram entregues os prémios aos "Melhores do Ano" que, em 2009, mais se destacaram para a revista WINE - A Essência do Vinho: Buhle ("Restaurante com Melhor Serviço de Vinhos"); The Ocean ("Restaurante Gastronómico do Ano"); Ricardo Costa ("Chefe de Cozinha do Ano"); José Avillez ("Personalidade do Ano na Gastronomia"); Sérgio Antunes ("Sommelier do Ano"); Pedro Baptista ("Enólogo do Ano"); Niepoort ("Produtor do Ano"); Fonseca Vintage 2007 e Dow's Vintage 2007 ("Melhores Vinhos do Ano"); David Guimaraens ("Personalidade do Ano no Vinho").

A sétima edição do Essência do Vinho - Porto prossegue no Palácio da Bolsa, até ao próximo domingo, proporcionando aos visitantes a possibilidade de contactarem com 3.000 vinhos de 350 produtores, nacionais e estrangeiros.

Além disso, o evento promove um vasto programa paralelo de acções temáticas.

A brasileira Ana Paula Neves, considerada "Melhor Epicure Sommelier do Brasil", dirige uma harmonização com águas minerais e o chefe de cozinha Hans Neuner, do restaurante The Ocean (uma estrela Michelin), apresenta inovadoras criações gastronómicas para combinar com vinhos.

Ainda a não perder as provas de Champagnes Millésimes, guiada pelo "Master Sommelier" João Pires; dos Pêra Manca e Scala Coeli; dos Independent Wine Growers'; de Grandes Vinhos do Alentejo; e de Vale d' Algares.

O Essência do Vinho - Porto 2010 é uma organização da Essência do Vinho e Associação Comercial do Porto, com os apoios da Câmara Municipal do Porto, ViniPortugal e Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.